O purê de batata acompanha bem qualquer prato. Além de ser praticamente uma unanimidade entre as crianças.

Você pode utilizar batata-inglesa, batata-doce ou batata-baroa. E também pode conhecer um pouco da história desse tubérculo contada por ele mesmo.

Para ter um purê bem leve, utilize sempre batata para assar (farinhenta) e um espremedor próprio. O liquidificador e o processador de alimentos deixam o purê duro e pegajoso. Tome alguns cuidados na hora de escolher a batata.

Para uma textura mais macia, ao amassar as batatas, utilize uma quantidade de leite ou de outro líquido maior que a indicada, misturando-o, aos poucos, com um batedor de claras. O uso de leite quente (mas não fervendo) é a melhor opção.

Veja na galeria a seguir como preparar 5 deliciosas versões do purê de batata:

WR36/iStock

Purê de batata com bacon

Rende: 4 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Cozimento: 20 minutos

Aqueça 1 colher (sopa) de azeite ou óleo vegetal em uma frigideira. Acrescente 100 g de bacon magro cortado em cubos pequenos e 1 cebola roxa pequena, cortada em rodelas finas. Frite até a cebola ficar dourada e o bacon, crocante. Junte 1 colher (chá) de tomilho fresco picadinho e mantenha aquecido.

Enquanto isso, descasque 750 g de batata e corte em pedaços grandes. Cozinhe em água fervente com sal por 10 a 15 minutos ou até as batatas ficarem macias. Escorra e cozinhe no vapor por um instante, em fogo brando.

Derreta 2 colheres (sopa) de manteiga em 100 ml de leite quente, derrame sobre as batatas e amasse-as com um garfo. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e junte 2 cebolinhas-verdes bem picadas. Sirva acompanhado da mistura de bacon e queijo ralado (opcional).


Mindstyle/iStock

Purê de batata com queijo

Rende: 4 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Cozimento: 30 minutos

Descasque 750 g de batata e corte em pedaços grandes. Cozinhe em água fervente com sal por 10 a 15 minutos ou até as batatas ficarem macias. Escorra, cozinhe no vapor por um instante, em fogo brando, e depois passe-as pelo espremedor.

Aqueça 12 xícara (125 ml) de leite e 1 colher (sopa) de manteiga e junte às batatas. Misture 1 gema. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e noz-moscada ralada na hora.

Transfira a mistura de batata em um refratário untado, espalhando. Corte em fatias finas 150 g de queijo mozarela fresco em bolas e arrume sobre o purê. Polvilhe com queijo parmesão ralado (opcional). Leve ao forno, a uma temperatura de média a alta, por 10 minutos ou até dourar.


Jelena990/iStock

Purê de batata light

Rende: 4 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Cozimento: 20 minutos

Em uma panela, coloque 12 xícara (125 ml) de leite, 1 folha de louro seco e 1 pitada de sal. Aqueça até começar a ferver, retire do fogo e deixe em infusão.

Descasque 1 kg de batata e corte em pedaços grandes. Coloque em uma panela e cubra com água fervente. Deixe cozinhar por 15 a 20 minutos ou até as batatas ficarem macias. Escorra bem e coloque-as novamente na panela.

Derrame o leite sobre a batata (antes, descarte a folha de louro) e amasse até obter uma consistência lisa. Junte 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem e sal e pimenta-do-reino moída na hora. Sirva quente.


Funwithfood/iStock

Purê de batata-doce com glacê de laranja

Rende: 4 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Cozimento: 45 minutos

Preaqueça o forno a 220°C. Descasque e corte em fatias grossas 1 kg de batata-doce. Coloque em uma panela com 6 dentes de alho cortados em quatro. Adicione 14 de colher (chá) de sal e água suficiente para cobrir. Cozinhe em fogo médio por 10 a 15 minutos ou até as batatas ficarem macias.

Escorra e deixe-as no vapor por alguns instantes, em fogo brando. Adicione 1 colher (sopa) de azeite extravirgem e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Amasse as batatas e espalhe a mistura em um refratário untado.

Em uma panela, ferva 1 colher (sopa) de azeite, 3 colheres (sopa) de melado de cana-de-açúcar (ou xarope de bordo) e raspas finas da casca de 1 laranja. Derrame sobre as batatas-doces e asse por 25 minutos ou até ficarem douradas.

Conheça os benefícios da batata-doce.