Frita, recheada, roesti, crocante, assada, canoa, purê… A batata é praticamente uma unanimidade! Um ingrediente versátil que pode ser usado de mil e uma formas diferentes. Para agradar todos os paladares.

Reunimos 5 receitas com batatas que são práticas e deliciosas e vão te deixar com gostinho de quero mais. Todas elas rendem 4 porções.

Confira na galeria a seguir.

Quer saber mais sobre a batata, esse vegetal incrível? Clique aqui.

KatarzynaBialasiewicz/iStock

1 Batata palito sequinha

Ingredientes

  • 750 g de batata-inglesa 

  • Sal a gosto

  • Óleo vegetal para fritura por imersão


Modo de preparo

1. Descasque e lave as batatas. Corte fatias de 1 cm de espessura e, em seguida, tiras da mesma espessura. Seque muito bem em papel­‑toalha.

2. Em uma panela grande, aqueça uma quantidade generosa de óleo a 180°C. Na falta de termômetro, mergulhe o cabo de uma colher de pau no óleo. Se bolhas se formarem no cabo, o óleo está quente o suficiente. Frite as batatas em quatro porções por cerca de 5 minutos, ou até ficarem douradas.

3. Depois, retire com uma escumadeira, seque bem em papel­‑toalha e as mantenha quentes. Antes de fritar a porção seguinte, deixe o óleo retornar à temperatura ideal. Tempere com sal minutos antes de servir.

Aprenda estas dicas para deixar a batata frita sequinha.


2 Batata recheada

Ingredientes

  • 4 batatas-inglesas grandes, com casca

  • 2 colheres (sopa) de óleo vegetal


Lesyy/iStock

Modo de preparo

1. Pré-aqueça o forno a 200°C. Lave as batatas e seque­‑as bem em papel­‑toalha.

2. Pincele quatro folhas de papel­‑alumínio com óleo e embrulhe as batatas sem apertar muito. Coloque­‑as em uma assadeira. Leve-as ao forno por cerca de 1 hora e, então, retire.

3. Abra o papel­‑alumínio. Com uma faca afiada, faça uma cruz profunda em cada batata. Delicadamente retire parte do miolo com o auxílio de dois garfos. Sirva as batatas com manteiga e cebolinha, cream cheese ou o recheio de sua preferência.

Dica: A batata também pode ser assada em papel­‑alumínio em uma churrasqueira ou fogueira, ou assada sem papel­‑alumínio em forno quente.

Veja estas dicas de recheio para sua batata assada ficar ainda mais deliciosa.