É difícil encontrar uma pessoa que não goste de batata frita. Mas quando o assunto é encontrar pessoas que saibam preparar batatas fritas crocantes… a história começa a complicar. Se você se encontra no grupo de pessoas que tem dificuldade em preparar batatas crocantes e sequinhas este post é pra você!

1 . Pré-cozinhe as batatas

As batatas possuem muita água, por isso nem sempre conseguimos deixá-las crocantes. O truque é pré-cozinhá-las antes de fritar. Quando cozidas boa parte da água evapora. Portanto, pré-cozinhe as batatas até começarem a amolecer e em seguida coloque-as em água fria para cortar o cozimento. Mas atenção, não deixe a batata cozinhar demais!

2 . Seque bem as batatas

Como você já sabe, água e óleo não se misturam. Por isso, é muito importante secar bem a batata. Um dos truques para batatas ter fritas crocantes está exatamente neste ponto. Envolva as batatas picadas com um pano de prato e seque bem; para bolinhos, esprema as batatas raladas com um pano de prato para deixá-las bem sequinhas.

3 . Escolha a panela certa

Uma frigideira antiaderente funda é ideal para o preparo de batatas fritas e bolinhos de batata. Ela deve ter espaço suficiente para que todos os pedaços das batatas fiquem em contato com o fundo e cobertos pela gordura. Outra opção é uma frigideira de ferro fundido.

Aprenda também a preparar 3 deliciosas receitas com batata e queijo!

4 . Escolha a gordura certa

Use gorduras estáveis em altas temperaturas ou a chamada banha vegetal. Manteiga clarificada ou óleos resistentes ao calor (veja no rótulo: “Indicado para frituras”) irão ajudar a preparar uma batata frita crocante. Você pode também misturar banha de porco com óleo. 

5 . Frite por imersão

Um dos truques para se fazer uma batata frita crocante é colocá-las na gordura bem quente, para que não fiquem encharcadas de gordura. Outro ponto importante é realizar fritura por imersão. Isto quer dizer que para obter uma casca crocante você não deve economizar na gordura.

Confira também: 5 receitas de recheios fantásticos para a sua batata assada

6 . Escorra bem as batatas

Coloque as batatas sobre papel-toalha depois de fritas, para absorver o excesso de gordura e evitar que fiquem molengas e cheias de gordura.

Confira também: A história da batata contada por ela mesma