Esses deliciosos bolinhos de batata com queijo e alho-poró, temperados com ervas, podem ser uma refeição completa se servidos com uma carne (ou legumes grelhados, se você preferir uma refeição vegetariana) e acompanhados de uma salada verde simples. Ou, simplesmente, um ótimo aperitivo para receber os amigos em casa ou “maratonar” sua série favorita.

Que tal experimentar também deliciosos bolinhos de milho?

Confira a seguir a receita de bolinho de batata com queijo que rende 4 porções. O tempo de preparo é cerca de 45 minutos.

Ingredientes:

900 g de batatas, lavadas e escovadas

1 alho-poró grande, cerca de 225 g, cortado em fatias

2 colheres (sopa) de leite semidesnatado

2 colheres (chá) de mostarda em grãos

85 g de queijo cheddar maturado ralado (opção: a mesma medida de queijo parmesão ralado)

5 colheres (sopa) de salsa picada

1 colher (sopa) de tomilho fresco picado

farinha de trigo para modelar os bolinhos

1 ovo batido

85 g de farelo de pão integral

Modo de preparo:

1. Corte as batatas ao meio ou em quartos. Ferva água numa panela grande e adicione as batatas. Espere a água voltar a ferver, baixe o fogo e cozinhe por 15 minutos ou até as batatas ficarem macias. Acrescente o alho-poró nos últimos 5 minutos do tempo de cozimento.

2. Escorra bem a batata com o aipo, disponha-os num tabuleiro e deixe esfriar. Preaqueça o forno a 220ºC.

3. Quando as batatas estiverem frias o suficiente para serem manuseadas, descasque-as e coloque-as numa tigela grande com o alho-poró. Amasse as batatas com um garfo. Junte o leite, a mostarda, o queijo, a salsa e o tomilho, mexendo bem.

4. Divida a massa em 8 porções iguais. Primeiro modele cada porção no formato de uma bola e depois aperte as bolas sobre uma superfície coberta com farinha de trigo, formando bolinhos achatados de cerca de 9 cm de largura e 3 cm de espessura.

5. Coloque os bolinhos numa bandeja ou prato. Pincele-os com ovo batido e salpique metade do farelo de pão. Vire os bolinhos e cubra o outro lado com o ovo e o farelo. Transfira-os para um tabuleiro antiaderente levemente untado e asse por 15 minutos.

6. Com cuidado, vire os bolinhos de batata com uma faca ou espátula e asse por mais 10 minutos ou até os bolinhos ficarem dourados. Sirva quente.

Dicas e sugestões:

Nesta receita, o bolinho de batata é assado e, portanto, menos gorduroso. Mas, se preferir, pode ser frito em azeite ou óleo.

A batata pode ser uma considerável fonte de vitaminas do complexo B e de vitamina C — não tanto pelo seu teor de vitamina, mas pela quantidade de batata que se consome no dia a dia. Cozinhar a batata com a casca e descascá-la depois de cozida ajuda a conservar as vitaminas.