Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 24 de fevereiro de 2020

Vai de churrasco no Carnaval? Aprenda a temperar a carne corretamente!

Aprenda a temperar suas carnes com o tempero ideal para cada tipo.

Imagem: Olesia Shadrina/iStock

Um bom corte de carne bem temperada pode fazer toda a diferença no seu almoço. Aprenda como temperar os diversos tipos de carne para dar um toque especial nas suas refeições e no seu Carnaval!

Como temperar carne bovina

A carne bovina é muito utilizada na nossa cozinha. Em geral, é proveniente de bois jovens de não mais que 2 anos de idade. A carne de boi tem de ser maturada corretamente – quanto menor o tempo de cozimento, mais tempo ela deve ter ficado na maturação para ficar tenra. Preste atenção ao comprar carne de boi: ela deve ter aspecto opaco e uma coloração vermelho-escura, ser entremeada de filetes finos de gordura (aspecto de mármore) e, ao ser pressionada com os dedos, deve recuperar sua forma imediatamente.

Além do sal e da pimenta-do-reino, curry, alho, pimenta-malagueta, mostarda, páprica, chalotas, alcaparras e pepinos em conserva conferem um aroma especial à carne bovina. E ervas como cebolinha, salsa, tomilho e alecrim estão entre as favoritas. Há ainda outras combinações bastante apreciadas, como com gengibre e molho de soja ou conhaque.

Como temperar carne de porco

Graças ao sabor, à versatilidade de preparo e ao preço relativamente módico, a carne de porco é extremamente apreciada. Uma peça de boa qualidade apresenta coloração rosada intensa e estrutura firme e levemente entremeada de gordura, além de não encolher durante o cozimento. Ela pode ser combinada com todos os temperos e ervas de sabor acentuado. Cravos e cominho combinam bem, assim como condimentos mediterrâneos (alho, azeitona, casca de limão-siciliano) ou asiáticos (gengibre, pimenta- malagueta, curry). Ervas, como alecrim, erva-doce e sálvia, mas também o louro e o tomilho, harmonizam muito bem com a carne suína.

Como temperar carne de vitela

A carne de vitela é clara, extremamente tenra e contém baixíssimo teor de gordura, razão pela qual é considerada uma delicatessen. Na maioria dos casos, trata-se de uma carne proveniente de bezerros de engorda, ou seja, bezerros alimentados por menos de 8 meses com leite ou produtos substitutos do leite. A carne de animais um pouco mais velhos (até 12 meses) e que já foram alimentados com cereais é comercializada como carne de novilho.

Graças ao sabor suave, a carne de vitela absorve muito bem os condimentos e as ervas. Essa carne tenra deve ser pouco temperada. Ervas que combinam bem: manjericão, cerefólio, hortelã-pimenta, salsa, alecrim, sálvia e tomilho. Para condimentar, boas opções são a pimenta-do-reino branca, páprica, suco de limão e alcaparras.

Como temperar carne de cordeiro

A carne de cordeiro é especialmente apreciada pelos gourmets. De coloração rosa-escura, estrutura levemente entremeada de gordura e sabor suave, aromático, essa carne provém quase exclusivamente de cordeiros de engorda de menos de 1 ano. Seus cortes são ideais para refeições rápidas para uma ou duas pessoas.

Essa carne aromática combina bem com limão, alho, cebola, pimenta-do-reino e azeite de oliva. Ervas de intenso perfume, como tomilho, alecrim, orégano e segurelha, são ideais. Cardamomo, cominho e coentro dão um toque oriental ao cordeiro.

Como armazenar carnes corretamente

SarapulSar38/iStock

Na geladeira

• Guarde bifes, escalopes e chuleta embrulhados ou envoltos em filme plástico na área mais fria da geladeira. Se você não pretende preparar a carne no dia da compra, é recomendável retirá-la da embalagem, transferi-la para uma tigela, cobrir com filme plástico e guardar na geladeira.

• Carnes frescas de porco, cordeiro ou vitela não devem ser guardadas na geladeira por mais de 2 dias. Bifes bovinos podem ser armazenados por até 6 dias; mas é necessário passá-los no óleo e embrulhá-los em um filme plástico perfurado.

No congelador

• Carnes frescas, como bifes, escalopes, chuleta e carne para guisado e bife rolê, devem ser retiradas da embalagem, secas com um pano ou papel-toalha e guardadas o mais hermeticamente fechadas possível, de preferência em sacos plásticos tipo ziplock. O ideal é embalar a vácuo.

• É recomendável pré-congelar carnes cortadas para guisado ou picadinho para que os pedaços não colem uns nos outros. Coloque os pedaços de carne separadamente sobre uma bandeja e deixe congelar de 1 a 2 horas. Em seguida embale a carne em porções e leve ao congelador ou freezer.

• Congele a carne em pequenas porções para que esfrie mais rápido. Anote sobre a embalagem a data de congelamento, o conteúdo e o peso.

• As carnes de boi, vitela e cordeiro podem ser guardadas no congelador ou freezer de 8 a 10 meses; a carne suína entre 4 e 6 meses.

Como descongelar carnes

• Ponha os pedaços de carne para cozimento rápido em um prato, cubra com um filme plástico para alimentos e deixe descongelar completamente. Calcula-se em geral 2 horas para o descongelamento de cada centímetro de espessura, se guardada na geladeira.

• Jamais recongele carne crua uma vez descongelada. A carne ainda levemente congelada pode ser cortada em fatias bem finas. Elas devem ser levadas à frigideira somente quando atingirem a temperatura ambiente, senão perdem bastante líquido – resultando em um refogado e não em fritura.

• Sempre guarde a carne descongelada na geladeira e de preferência consuma-a no mesmo dia.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados