O feijão é uma ótima fonte de proteína vegetal e é a companhia perfeita para um arroz soltinho no dia a dia. No entanto, mesmo sendo um prato tão tradicional, muita gente ainda tem dificuldade de prepará-lo, principalmente quando se trata do tempero. Mas saiba que não há muito segredo: confira a seguir 4 dicas de como temperar o seu feijão e deixá-lo mais saboroso.

Leia também: Conheça 17 tipos de arroz, feijão e grãos fáceis de preparar

Como temperar feijão

cebola para temperar feijao
Imagem: Justin Smith/iStock

Os temperos mais tradicionais são cebola e alho, mas você pode incrementar seu feijão de outras formas! O bacon pode ser utilizado para deixá-lo com um sabor mais especial. Siga os passos:

1) Para cada 1 xícara de feijão, você vai utilizar 1/2 cebola picadinha, 3 dentes de alho amassados, 1 colher (sopa) de azeite ou óleo, 50 g de bacon picadinho e sal a gosto.

2) Numa panela em fogo baixo, coloque o óleo ou azeite e o bacon. Deixe até que ele fique dourado.

3) Acrescente a cebola, deixe refogar e depois adicione o alho. Tenha cuidado para que o alho não queime, pois isso pode deixar o seu feijão amargo.

4) Coloque o feijão cozido, misture e deixe até que o caldo reduza um pouco em fogo baixo e com a panela destampada. Se você achar que está com pouco caldo, pode acrescentar água quente depois que colocar o feijão na panela.

Caso você não goste de bacon, pode utilizar outros ingredientes para dar mais sabor ao feijão, como folhas de louro, pimenta, cominho ou semente de coentro. Se você for vegetariano ou vegano, experimente refogar o feijão com tofu defumado: fica uma delícia!

Como fazer feijão

feijao carioca temperado com bacon
Imagem: dririchetto/iStock

O feijão pode ser preparado tanto na panela de pressão quanto na panela comum.

Para preparar o feijão na panela de pressão:

1) Antes de colocar de molho, espalhe os grãos em cima de uma superfície limpa e veja se não há pedrinhas ou grãos ruins.

2) Lave o feijão em água corrente e depois coloque numa tigela com água. Se algum grão boiar, pode dispensá-lo. Tampe a tigela.

3) Deixe de molho por 14 horas e troque a água 2 vezes nesse período.

4) Para fazer na panela de pressão, descarte a água da tigela e transfira os grão para a panela. Cubra com água, coloque folhas de louro a gosto e tampe a panela.

5) Deixe em fogo alto e, quando apitar, abaixe o fogo e deixe por 10 minutos. Depois disso, desligue o fogo e, antes de abrir a panela, é necessário deixar o vapor sair. Depois é só refogar o feijão em outra panela e temperar.

Para preparar o feijão na panela comum:

1) Para fazer o feijão na panela comum, coloque os grãos de feijão que ficaram de molho em uma panela com água quente (se for uma xícara de feijão, coloque 5 xícaras de água) e com tampa.

7) Deixe cozinhar por 45 minutos e veja se ele está macio. Se estiver, destampe a panela e deixe o caldo reduzir. Se achar que está com pouco caldo, é só acrescentar um pouco de água quente. Depois é só refogar e temperar.