Entramos no segundo mês do ano, e as frutas típicas de fevereiro são perfeitas para acompanhar o verão. Entre elas, goiaba, fruta-do-conde, jaca, maçã, pera…

Mas se você pensa que só dá para apreciá-las descascando e comendo, não se engane! Confira abaixo 11 receitas maravilhosas para aproveitar o melhor de cada fruta.

  • Minimalis Photography/iStock

    1 – Guacamole de abacate   

    Além de deliciosa, esta receita é muito saudável! Corte um abacate em cubos e amasse algumas partes (sem ficar muito pastoso), adicione meia cebola roxa, um tomate, sal e limão. Sirva com salada de alface ou até mesmo com torradinhas ou tortillas para petiscar!

  • id-art/iStock

    2 – Batida de carambola com coco

    Nesta batida refrescante, utilize carambola, leite de coco, leite condensado e a vodca ou a cachaça da sua preferência! Bata tudo no liquidificador e sirva com coco ralado no topo!

  • Rimma_Bondarenko/iStock

    3 – Doce de coco verde

    Utilize 3 xícaras da polpa de um coco maduro (sem estar passado) e bata no liquidificador junto com 2 latas de leite condensado e 2 latas de creme de leite sem soro. Separadamente, prepare 1 e ½ envelopes de gelatina sem sabor conforme as instruções da embalagem (Dica: dissolva na água de coco!) e, em seguida, junte com os outros ingredientes. Deixe gelando durante 5 horas ou até ficar consistente. Refrescante!

  • Yulia Gusterina/iStock

    4 – Figo com presunto

    Leve ao fogo baixo ½ xícara (chá) de azeite balsâmico, ¼ (chá) de açúcar e 1 pitada de sal, e mexa por 8 minutos até atingir o ponto de caramelo leve. Corte 12 figos em cubinhos e, em uma travessa, jogue por cima das fatias de presunto. Regue com um fio da mistura de azeite, açúcar e sal. Uma ótima e diversificada opção de entrada!

  • fabiodinatale/iStock

    5 – Caipirinha de fruta-do-conde

    A tradicional receita de caipirinha ganha um toque especial com a fruta-do-conde! Misture uma unidade da fruta com vodca ou cachaça, açúcar e gelo. A pedida perfeita para um dia de verão!

  • Gilnature/iStock

    6 – Smoothie de goiaba

    Nesta receita simples e deliciosa, bata no liquidificador 1 goiaba rosa descascada e sem caroços, 1 iogurte natural, ¾ (xíc) de leite desnatado, 3 colheres de sopa de farelo de aveia, suco de meio limão e adoçante a gosto. Sirva bem gelado!

  • hadkhanong_Thailand/iStock

    7 – Carne de jaca

    Para receitas salgadas e veganas, uma ótima e saudável opção é a carne de jaca. Corte uma rodela de jaca em 4 pedaços e cubra com bastante água na panela de pressão. Quando pegar pressão, conte 15 minutos e retire. Jogue fora a casca, os miolos e caroços. Pronto! Sua carne de jaca está pronta para ser temperada e servida em deliciosas coxinhas, estrogonofes, fricassés…

  • Kshavratskaya/iStock

    8 – Maçãs assadas

    Retire o miolo de 6 maçãs médias enquanto pré-aquece o forno a 200 graus. Misture o açúcar e canela e jogue dentro dos miolos das maçãs. Regue com manteiga por cima para não deixa-las ressecadas. Leve ao forno por 30 minutos, até que fiquem cozidas e douradas. Sirva com sorvete de creme ou até mesmo iogurte grego!

  • Sloniki/iStock

    9 – Pera com queijo de cabra

    Corte duas peras no sentido do comprimento e retire seus cabinhos e as sementes. Cave um pouco mais para dar espaço para o recheio. Doure as peras com manteiga em uma panela. Toste 20g de pinoles em uma panela quente somente para dar uma crocância ao prato. Em seguida, em uma vasilha, recheie as peras com 100g de queijo de cabra, os pinoles e 1 ramo de alecrim picadinho. Finalize com um fio de mel por cima e asse em banho maria por 10 minutos. Sirva quente!

  • SMarina/iStock

    10 – Mousse de pêssego

    Corte um pêssego em calda em cubinhos e reserve. No liquidificador, misture uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite e a calda do pêssego. Sirva em tijelinhas e decore com os pedacinhos reservados. Leve para gelar por 3 horas ou até ficar consistente!

  • jantroyka/iStock

    11 – Sorvete natural de seriguela

    Nesta receita, utilize ½ litro de seriguela congelada, 200g de leite em pó e 200g de açúcar. Bata no liquidificador com um copo de suco de seriguela. Consuma imediatamente com granola ou outros ingredientes da sua preferência.