Em dúvida sobre o que fazer para o almoço? Que tal um delicioso e refrescante frango caribenho? Confira abaixo as receitas incríveis com frango e salmão grelhados que selecionamos para você:

Christiane Krüger

Frango caribenho

Preparo: 10 minutos | Marinando: 1 hora | Na grelha: 25 minutos.

Rende 4 porções.

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de molho de pimenta agridoce;
8 colheres (sopa) de óleo;
2 colheres (chá) de açúcar mascavo;
casca ralada de 1 limão;
4 colheres (sopa) de suco de limão;
1⁄4 de colher (chá) de pimenta-da-jamaica moída;
sal;
pimenta-do-reino moída na hora;
1 dente de alho;
1 pimenta dedo-de-moça seca;
1 frango grande (aproximadamente 1,5 kg, dividido em 8 partes);
limões cortados para servir.

Confira o modo de preparo e dicas a seguir!


Karisssa/iStock

Modo de preparo:

  1. Para a marinada, misture o molho de pimenta com o óleo, açúcar mascavo, raspa e suco de limão, mexendo bem. Tempere com sal, pimenta-do-reino e pimenta-da-jamaica. Descasque o alho, pique grosseiramente, salgue e esmague. Esfarele a pimenta vermelha seca e acrescente à marinada, junto com o alho, mexendo e misturando tudo.
  2. Reserve 3 colheres (sopa) da marinada, para pincelar durante o tempo de grelha. Lave e seque as partes do frango, misture com o restante da marinada e cubra. Deixe na geladeira por, no mínimo, 1 hora.
  3. Tire os pedaços de frango da marinada e asse por aproximadamente 25 minutos, até ficarem crocantes e bem-passados, virando várias vezes e pincelando sempre de novo com a marinada reservada. (Se for na churrasqueira a carvão, use bandejas untadas para grelhar.)
  4. Coloque os pedaços de frango sobre uma travessa, decore com pedaços cortados de limão e sirva com molho agridoce de pimenta-do-reino, a gosto.

eriyalim/iStock

Dicas:

  • Pimentões grelhados são um acompanhamento delicioso para este frango caribenho. O que também fica ótimo é uma salada leve com ervas.
  • Para um preparo mais rápido, compre o frango já cortado em pedaços (por exemplo, coxas e sobrecoxas ou pedaços de peito). Misture tempero pronto para frango com azeite, pincele os pedaços de frango com esta mistura e grelhe a seguir.

ToscaWhi/iStock

Variação: Frango marinado com iogurte

  1. Misture 500 g de iogurte integral com 3 colheres (chá) de curry picante em pó, 1 colher (chá) de páprica doce em pá e 1 colher (sopa) de chutney de manga. Adicione à marinada 1 dente de alho esmagado, sal e pimenta-do-reino, mexendo para misturar tudo. Regue os pedaços de frango com este iogurte temperado e deixe marinando por, no mínimo, 4 horas ou a noite toda.
  2. Depois, deixe os pedaços escorrerem em uma peneira e, em seguida, grelhe por aproximadamente 25 minutos, até que fiquem crocantes e ao ponto.