Faça uma busca
|
Publicado em: 15 de junho de 2019

Hambúrguer com beterraba para sair da rotina

Experimente este sabor único!

Imagem: Martin Brigdale, Gus Filgate, William Lingwood e Sean Myers

Esta receita de hambúrguer caseiro magro e saboroso é perfeita para variar os sabores na cozinha. As carnes são servidas com cebolas grelhadas, agrião e uma deliciosa cobertura de beterraba sobre minifocaccia (ou em pãezinhos brancos ou integrais, se preferir). Além disso, no final no artigo você encontra uma receita extra de batatas chips de forno para compor um lanche incrível!

Confira a seguir a receita que serve 4 pessoas. O tempo de preparo é cerca de 40 minutos:

Ingredientes

  • 2 fatias de pão multigrãos, com a casca
  • 4 colheres de sopa de vinho branco seco
  • 450 g de patinho ou chã de dentro, moído
  • 5 cebolas pequenas, bem picadas
  • 3 dentes de alho, bem picados
  • 2 colheres de chá de azeite de oliva extravirgem
  • 2 cebolas de tamanho médio, cortadas em fatias grossas
  • 4 minifocaccias ou pão de sua preferência
  • 50 g de agrião
  • sal e pimenta-do-reino

Cobertura de beterraba e manjericão

  • 2 beterrabas cozidas, cortadas em cubos
  • 12 folhas de manjericão fresco, cortadas em tiras
  • 2 colheres de chá de azeite de oliva extravirgem
  • 1 pitada de vinagre balsâmico

Modo de preparo

1.

Esfarele as fatias de pão numa tigela. Por cima, despeje o vinho
e reserve.

2.

Misture o pão com a carne por 30 segundos e transfira para uma tigela. Junte as cebolas pequenas e o alho e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Modele 4 hambúrgueres e leve-os à geladeira até a hora de cozinhar.

3.

Para preparar a cobertura, ponha os cubos de beterraba e o manjericão picado numa tigela, salpique o azeite e o vinagre balsâmico e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture delicadamente, cubra e leve à geladeira até a hora de servir.

4.

Aqueça bem uma chapa de ferro frisada ou uma frigideira antiaderente sobre fogo moderado. Pincele com um pouco de azeite de oliva, coloque as fatias de cebola e cozinhe por 6 a 8 minutos ou até ficarem amolecidas e ligeiramente chamuscadas dos dois lados. Retire-as da chapa e mantenha-as aquecidas.

5.

Pincele a chapa com um pouco mais de azeite. Abra a focaccia ao meio e toste ligeiramente na chapa os dois lados abertos. Coloque o pão num prato. Pincele novamente a chapa com óleo, coloque os hambúrgueres e cozinhe em fogo moderadamente alto por 3 a 4 minutos. Com uma espátula, vire cuidadosamente os hambúrgueres e cozinhe o outro lado por 3 a 4 minutos. Leve as cebolas novamente à panela e cozinhe-as com a carne por alguns minutos a mais para reaquecer.

6.

Arrume em cada prato um pedaço de focaccia, com o lado tostado para cima. Por cima, coloque um hambúrguer e um pouco de cebola, a cobertura de beterraba e o agrião. Cubra com a outra fatia do pão, com o lado tostado para baixo. Sirva imediatamente.

Como fazer batatas chips de forno

Batatas chips de forno rústicas são uma alternativa saudável às batatas chips fritas industrializadas e o acompanhamento perfeito para um hambúrguer. Preaqueça o forno a 240ºC e aqueça um tabuleiro. Corte 4 batatas lavadas e escovadas (com a casca) em fatias grossas em forma de cunha e coloque-as num saco plástico. Adicione 1 a 2 colheres de sopa de óleo de girassol, 1 a 2 colheres de chá de salsa desidratada e temperos a gosto.

Depois, agite o saco de modo que as batatas fiquem totalmente cobertas com os temperos. Transfira-as para o tabuleiro e asse-as por 40 a 45 minutos, virando-as uma ou duas vezes, até ficarem crocantes e douradas de todos os lados. Sirva em seguida.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados