Macarons de chocolate e outras versões para fazer renda extra

Fizemos um passo a passo detalhado para que você possa aprender a fazer macarons de chocolate, os doces queridinhos dos confeiteiros. Confira!

Rayane Santos | 2 de Novembro de 2021 às 11:00

shepellaKm/iStock -

Macarons são os doces queridinhos dos confeiteiros. Eles podem ter as mais diversas cores e sabores, das mais tradicionais às mais inovadoras. Ao contrário do que muitos pensam, os macarons não foram criados na França, mas sim em Veneza, na Itália. O seu nome tem origem na palavra “maccherone”, que significa “massa fina”.

Leia também: Aprenda a fazer Torta de Limão do Bake Off Brasil

Os macarons mais simples são feitos, basicamente, com açúcar, claras e coco. Porém, outros ingredientes também podem ser acrescentados. A seguir, aprenda como fazer três tipos de macarons: chocolate, macadâmia e coloridos.

Inicialmente, o preparo pode parecer um tanto complicado. Mas não se preocupe! Fizemos um passo a passo detalhado para que você possa fazer macarons para saborear e vender.

Receita de macarons de chocolate

Hm… é de dar água na boca! (VadimZakirov/iStock)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Pré-aqueça o forno a 150ºC. Unte uma forma ou cubra-a com papel manteiga.

Passo 2: Em uma batedeira, bata as amêndoas, o açúcar de confeiteiro e o cacau em pó até que esteja homogêneo. Em seguida, peneire essa mistura para garantir que não haja pedaços restantes. Reserve.

Passo 3: Bata as claras de ovo. Aos poucos, adicione o açúcar refinado e bata até que forme um merengue.

Passo 4: Aos poucos, despeje esse merengue na massa reservada. Mexa com o auxílio de uma espátula, cuidadosamente.

Dica: Além desse, existem outros modos de preparar o merengue. Em outro post, ensinamos como fazer merengue suíço. Escolha a receita que você achar mais fácil!

Passo 5: Transfira a mistura para um saco de confeiteiro com um bico redondo liso de 1 cm. Distribua a massa pela forma. Deixe espaço entre os círculos formados, pois os macarons irão crescer. Deixe descansar de 30 a 60 minutos para que uma casquinha possa se formar.

Passo 6: Leve ao forno pré-aquecido, a 170ºC, por cerca 20 minutos ou até que os macarons cresçam e fiquem firmes. Tire do forno e deixe esfriar de 10 a 15 minutos. Em seguida, transfira para uma grade de cozinha.

Leia também: Pavlova de morango simples e deliciosa

Passo 7: Enquanto aguarda, prepare o recheio. Para isso, leve o creme de leite ao fogo. Depois, acrescente o chocolate picado. Mexa até que o chocolate esteja totalmente derretido.

Passo 8: Adicione a manteiga e mexa bem. Deixe esfriar.

Passo 9: Por fim, pegue um macaron, espalhe a ganache nele e coloque outro macaron por cima, formando um sanduíche. E pronto!

Receita de macarons de macadâmia

Perfeito para o café da tarde. (Lobillo/iStock)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Para preparar macarons de macadâmia, basta seguir o passo a passo da receita anterior. Note que apenas alguns ingredientes são diferentes. Na massa, em vez de amêndoas e cacau em pó, use macadâmias e coco ralado. E, no recheio, troque o chocolate amargo por chocolate branco. É muito simples!

Receita de macarons coloridos

Escolha suas cores favotitas! (shcherbak volodymyr/iStock)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Esta receita também segue o mesmo passo a passo da receita de macarons de chocolate. Tudo o que você precisa fazer é adicionar corante ao merengue. Assim, você pode fazer macarons das mais diversas cores! Para o recheio, escolha o sabor que mais lhe agradar. Algumas ideias são: