Faça uma busca
|
Publicado em: 18 de agosto de 2021

Cocadinha de colher: uma sobremesa diferente e fácil de fazer

A cocadinha de colher é um sucesso, aprenda como fazê-la de forma fácil e muito saborosa

Cocadinha de colher: uma sobremesa diferente e fácil de fazer Imagem: JOSE AUGUSTO DOS SANTOS/iStock

O coco é um dos mais amados ingredientes das sobremesas brasileiras. Desde bolos, tortas e biscoitos até cocadas e sucos, o coco está presente de várias formas diferentes. Podendo aparecer como leite de coco, coco ralado ou até em pedaços, a criatividade é o limite para as utilizações desse alimento supernutritivo e delicioso! A cocadinha de colher é um dos melhores jeitos de garantir tudo o que ele tem a oferecer, de um jeito doce e delicioso.

Leia também: 5 receitas de paçoca de amendoim deliciosas para a sua festa junina

Aproveite este alimento que, além de rico em fibras, é também fonte de vitaminas A, C e E, contém minerais como zinco, potássio, selênio, cobre e magnésio e garante um alto teor de todos eles. Assim, o coco se mostra ótimo para fortalecer o seu sistema imunológico, além de garantir a melhora e o aumento de energia e do trânsito intestinal.

A cocada é um doce tradicional em muitas regiões do Brasil, e em diferentes épocas do ano. Mas o auge de busca do quitute é durante o inverno e o outono brasileiros, quando há a festa de São João e o Dia de São Cosme e São Damião.

A versão caseira, em pote, é muito conhecida para aproveitar o doce em casa ou até mesmo vender. Saudável e muito saborosa, ensinamos aqui como fazer esta delícia que vai deixar seus fins de semana ainda mais gostosos!

Cocadinha de colher

Ingredientes

  • 1 lata ou caixinha de leite condensado (395 g)
  • 1 medida (da lata ou caixinha) de leite
  • 2 pedaços de canela em pau
  • 3 cravos-da-índia
  • 2 xícaras (chá) de coco fresco ralado

Modo de preparo

Passo 1: Primeiramente, em uma panela, misture o leite condensado, o leite, a canela, os cravos e o coco.

Passo 2: Leve ao fogo baixo, continue mexendo por cerca de 15 minutos, até ficar com uma textura mais consistente. (o ponto é parecido com o do brigadeiro).

Passo 3: Em seguida, retire do fogo, deixe esfriar o suficiente para poder levar à geladeira.

Passo 4: Por fim, para servir, escolha despejar tudo em um único refratário ou separar em potes menores e individuais.

Dica do chef

Para deixar a cocadinha de colher endurecida a ponto de morder, mexa bastante em fogo médio, despeje sobre um tabuleiro untado e deixe esfriar completamente para cortar e levar à geladeira para endurecer.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados