Faça uma busca

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade

|
Publicado em: 10 de agosto de 2021

Manjar de coco com calda de ameixa fácil de fazer

Rebecca Henze
Última atualização: 9 de agosto de 2021
Por: Rebecca Henze

Aprenda de forma fácil e rápida, sem erros!

Manjar de coco com calda de ameixa fácil de fazer Imagem: Andrea Cupolillo/iStock

O manjar de coco é uma sobremesa diferenciada que muita gente ainda não conhece! Muito saborosa – e nutritiva-, ela faz sucesso em algumas regiões do Brasil, em épocas específicas do ano. Variações do manjar também são conhecidos como manjar dos deuses ou manjar turco (apresentado no primeiro filme da série As crônicas de Nárnia), mudando a calda e o modo de servir.

Seu auge costuma vir na época das festas de fim de ano. Por ser uma sobremesa leve e refrescante, é ótima para se deliciar no verão. Além de ser um sucesso no Natal, o manjar de coco conquista os corações dos amantes de um doce com esta fruta, e a calda de ameixa garante o gosto açucarado que não pode faltar.

A sobremesa pode causar estranheza na criançada na primeira vez, mas o sucesso é garantido! A combinação surpreendente faz os adultos babarem por esta receita!

Aprenda aqui como prepará-la de forma simples e rápida para conquistar a sua família e todos os convidados, ou apenas se deliciar sozinho, em um fim de semana tranquilo.

Ingredientes

Para o manjar

  • 1 l de leite integral
  • 1 caixa de leite condensado (ou lata)
  • 1 garrafa de leite de coco
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 xícara (chá) de amido de milho

Para a calda

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 30 ameixas pretas (170 g)

Modo de preparo

Dica: Comece pela calda, e ,quando estiver pronta, derrame um pouco dela no fundo da forma com furo que será usada para o manjar. O restante reserve para cobrir mais tarde.

Para a calda

Passo 1: Primeiramente, coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo para caramelizar.

Passo 2: Em seguida, acrescente a água e as ameixas e deixe ferver por 20 minutos ou até formar uma calda.

Passo 3: Espere esfriar. Lembre-se da dica e reserve uma parte da calda na própria fôrma do manjar.

Passo 4: Por fim, desenforme o manjar já frio e cubra com a calda, também fria.

Para o manjar

Passo 1: Bata no liquidificador o leite, o leite condensado, o leite de coco, o creme de leite e o amido de milho. Despeje a mistura em uma panela e leve ao fogo baixo.

Passo 2: Deixe cozinhar, sem parar de mexer, por 20 minutos ou até engrossar.

Passo 3: Coloque o creme numa fôrma com furo, molhada com água, e deixe esfriar por 30 minutos. (Uma parte da calda já estará no fundo!)

Passo 4: Em seguida, leve à geladeira por 1 hora ou até ficar bem firme.

Passo 5: Depois de pronto, se preferir, adicione 2 colheres (sopa) de coco ralado na preparação do manjar. E se preferir um manjar diferenciado, também pode fazer uma calda com coco queimado, para substituir a ameixa e intensificar o sabor da fruta. Essa variação é conhecida como manjar dos deuses!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados