Prato típico da culinária francesa, “magret” (peito) de pato com laranja é delicioso e sofisticado, mas bem fácil de fazer.

Fique atento: peito de pato fatiado tem de ter uma coloração bem rosa, sem passar do ponto. Regue com o molho perfumado e aproveite a festa de sabores especiais.

Pato com laranja

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

800 g de peito de pato (4 peitos)

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta-do-reino

1 ramo de alecrim para decorar

Modo de preparo:

Retire as impurezas do peito de pato e depois tempere com a pimenta e reserve. Em uma frigideira a 170˚C (bem quente), coloque o peito de pato virado com a pele para baixo. Deixe dourar bem e depois vire o outro lado. Deixe dourar. Retire do fogo. Em um tabuleiro coloque o pato virado com a pele para baixo e leve ao forno a 150˚C por 6 minutos.

Molho de laranja

Ingredientes:

6 laranjas-lima

1 limão

40 ml de mel

Modo de preparo:

Faça um suco de frutas. Em uma panela coloque o suco e o mel, leve para cozinhar a 150˚C e deixe reduzir à metade. Desligue o fogo e reserve.

Você pode servir o prato acompanhado de um delicioso purê de peras.

Purê de peras

Ingredientes:

1 kg de peras

50 g de açúcar

20 g de manteiga

50 ml de água

Modo de preparo:

Descasque as peras e corte-as em cubinhos. Reserve. Coloque a água e o açúcar numa panela e leve ao fogo à temperatura de 150˚C. Mexa bem até se tornar um caramelo. Acrescente as peras e a manteiga a este caramelo e cozinhe por 10 minutos. Retire do fogo. Coloque a mistura em um processador e bata em velocidade média até obter a consistência de purê. Reserve.

Montagem

Corte o pato em lâminas e as disponha em um prato no formato de leque. Coloque ao lado duas colheres de sobremesa do purê de peras. Acrescente o molho de laranja por cima do pato. Decore com ramo de alecrim.

Conheça a paella, prato típico da cozinha espanhola.