Receita de cueca virada para acompanhar o café da tarde
Confira essa receita simples do doce que é similar ao bolinho de chuva!
Você já provou cueca virada? O nome engraçado também pode ser trocado por cavaquinho, ceroula virada ou orelha de gato. Em Portugal, é mais conhecido como coscorão. Apesar das variações linguísticas, a receita foi criada na Itália e é conhecida como Chiacchiere!
Leia também: 5 receitas de pudim diferentes e deliciosas
Feita de farinha de trigo e ovos, o doce é uma mistura entre o bolinho de chuva e a rosquinha. De qualquer maneira, é deliciosa e perfeita para acompanhar um bom chá ou café da tarde. E, claro, nada melhor do que uma receita simples para esta iguaria.
Cueca virada
Ingredientes:
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- ½ xícara (chá) de leite
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 1 colher (sobremesa) de fermento
- 1 pitada de sal
- Óleo
- Açúcar e canela a gosto para polvilhar
Modo de preparo da cueca virada:
Passo 1: Em um recipiente, acrescente a farinha, o açúcar, o leite, o ovo, a margarina, o vinagre, o sal e o fermento. Misture bem com as mãos até desgrudar dos dedos. Em seguida, abra a massa com um rolo e em uma superfície enfarinhada e corte tiras do tamanho desejado (ou 7×2, se preferir).
Passo 2: Faça um corte no sentido do comprimento de cada tirinha e passe uma ponta por dentro dele. Dessa forma, a massa ficará com um formato torcido, ou virado.
Passo 3: Em uma panela com óleo não muito quente, frite as massas aos poucos e despeje em um papel-toalha para secarem. Finalize com açúcar e canela por cima!
Caso não queira fritar, é possível assá-las. Basta arrumar as massas em uma travessa de alumínio e levar ao forno a 180 graus por aproximadamente 40 minutos.
A porção serve até 65 unidades e é ideal para fazer uma surpresa deliciosa para os familiares ou amigos!