Faça uma busca
|
Publicado em: 20 de janeiro de 2022

Receita de focaccia fácil e deliciosa

Aprenda a fazer esse pão delicioso que pode ser servido com coberturas saborosas.

Receita de focaccia fácil e deliciosa Imagem: larik_malasha/iStock

A focaccia é um pão de origem italiana, baixo e macio, em geral coberto com sal grosso, azeite e alecrim. Ele pode ser servido no café da manha, como aperitivo ou até mesmo como lanche caso você queira incrementar colocando coberturas apetitosas. Ficou curioso? Então veja abaixo uma receita de focaccia deliciosa e fácil de fazer.

Receita de focaccia

Ingredientes

  • 15 g de fermento fresco ou 2 colheres (chá) de fermento seco mais 1 colher (chá) de açúcar
  • 300 ml de água morna
  • 500 g de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 80 ml de azeite virgem
  • 12 folhas de sálvia frescas picadas ou alecrim

Modo de preparo

Passo 1: Se você estiver usando fermento fresco ou seco, dissolva-o na água morna, acrescentando o açúcar no caso do fermento seco. Para fermento seco de crescimento rápido, adicione-o diretamente à farinha.

Passo 2: Peneire a farinha e o sal em uma tigela, faça um buraco e adicione a água com fermento, ou a água pura, se estiver usando fermento seco rápido, e 60 ml do azeite. Mexa a partir do centro, juntando gradualmente a farinha à medida que mexe, até obter uma massa áspera.

Passo 3: Vire a massa para uma superfície enfarinhada e sove-a por 10 minutos, enfarinhando as mãos se necessário, até que fique lisa e elástica.

Passo 4: Coloque a massa em uma tigela levemente untada com um pouco de óleo, cubra com filme plástico untado com óleo e deixe crescer em um local quente por 1 hora e 30 minutos - 2 horas, até dobrar de tamanho.

Passo 5: Coloque uma assadeira de fundo grosso no centro do forno para aquecer e pré-aqueça o forno a 200ºC.

Passo 6: Soque a massa, adicione a sálvia e amasse novamente.

Passo 7: Em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa em círculos de 30 cm. Deixe a massa crescer um pouco por cerca de 30 minutos. Faça covinhas na superfície e regue com o azeite restante.

Passo 8: Coloque a massa na assadeira. Não se preocupe se a forma for irregular.

Passo 9: Leve ao forno por cerca de 35 minutos, ou até que o pão esteja com uma cor dourada profunda, depois esfrie em uma grade.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados