Se você é aficionado por chocolate, provavelmente só uma barra não te basta. Por isso, selecionamos cinco receitas com chocolate para você preparar e eleger a favorita! E aproveite e confira também essa receita imperdível de bolo de chocolate sem farinha!

5 receitas com chocolate para sair do básico:

Viktoriia Oleinichenko/iStock

Mousse de chocolate ao rum

Ingredientes

3 ovos grandes à temperatura ambiente

1/4 de xícara de rum

1/2 xícara de manteiga sem sal

4 tabletes (25g cada) de chocolate meio amargo picado bem fino

1/4 de xícara de açúcar

creme de leite batido com açúcar ou chantilly

chocolate granulado (opcional)

→ Confira o modo de preparo no próximo slide!


Viktoriia Oleinichenko/iStock

Modo de preparo

1 – Encha com um pouco de água a parte inferior de uma panela para banho-maria e deixe ferver em fogo alto. Enquanto isso, separe as claras das gemas dos ovos. Em uma tigela pequena, misture bem as gemas e o rum. Reserve. Corte a manteiga em pedaços pequenos. Reserve.

2 – Baixe a chama do banho-maria para fogo baixo. Na panela de cima, derreta o chocolate sobre água quente, sem ferver. Junte a manteiga e continue mexendo, até formar um creme homogêneo.

3 – Retire do fogo a panela de cima com o chocolate. Adicione, aos poucos, o creme de gemas com rum e misture bem, até incorporá-los. Refrigere um pouco o chocolate, enquanto prepara a etapa seguinte.

4 – Em uma tigela pequena, com um mixer elétrico, bata as claras em neve. Junte, aos poucos, o açúcar e continue batendo até o ponto de suspiro. Com uma espátula de borracha, incorpore com leve movimentos circulares as claras ao chocolate.

5 – Distribua a mousse em quatro taças de coquetel, ou de sobremesa. Enfeite cada porção com creme de leite batido com açúcar ou chantilly, se desejar. Leve ao freezer por no mínimo 25 minutos até a hora de servir.

Veja também: Mousse de chocolate branco com frutas vermelhas e menta


gajzo/iStock

Suflê de chocolate meio amargo

Ingredientes

1 colher de sopa de manteiga

100g de chocolate meio amargo

1/2 xícara de açúcar

3 colheres de sopa de licor de cereja ou conhaque (opcional)

8 ovos grandes, separados, à temperatura ambiente

1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro

→ Confira o modo de preparo no próximo slide!


gajzo/iStock

Modo de preparo

1 – Pré-aqueça o forno a 230ºC. Unte com manteiga o fundo e toda a lateral de quatro formas, ou pirex, para suflês individuais. Ponha-os em um tabuleiro. Encha com um pouco de água a parte inferior de uma panela para banho-maria e deixe ferver em fogo alto. Enquanto isso, pique o chocolate bem fino.

2 – Baixe a chama da panela de banho-maria inferior. Em fogo baixo, derreta na panela de cima do banho-maria os pedaços de chocolate. Acrescente 1/4 de xícara de açúcar e o licor. Misture bem.

3 – Retire da água a panela de cima do banho-maria. Adicione as gemas dos ovos ao chocolate e misture bem. Refrigere o creme de chocolate apenas enquanto prepara a próxima etapa.

4 – Em uma tigela grande, com uma batedeira elétrica, bata as claras em neve. Junte aos poucos 1/4 do açúcar restante e bata em ponto de suspiro. Incorpore, com leves movimentos circulares, o suspiro ao creme de chocolate. Misture bem. Adicione o creme de chocolate ao restante das claras.

5 – Distribua a mistura nas formas de suflê e asse por 12-15 minutos, até crescer e ficar espumante. (Não abra o forno durante o processo). Polvilhe o açúcar de confeiteiro nos suflês, antes de servi-los.