Faça uma busca


|
Publicado em: 23 de agosto de 2019

Carne de porco com molho agridoce: 4 receitas incríveis!

Expanda os horizontes gastronômicos da sua família com estes pratos.

Imagem: Martin Brigdale, Gus Filgate, William Lingwood e Sean Myers
Iana Faini
Por: Iana Faini

Que tal experimentar novos sabores e fugir da rotina na cozinha? Os molhos agridoces promovem uma explosão no paladar; além de combinarem perfeitamente com a carne de porco, tão apreciada nos lares brasileiros.

A carne de porco tem a reputação de ser uma carne gorda. Porém, os porcos moderno são mais magros do que os antigos, graças às modificações nas práticas de criação. A gordura ainda existente tem um maior teor de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas do que de gorduras saturadas.

Confira abaixo três receitas diferentes para se deliciar:

Martin Brigdale, Gus Filgate, William Lingwood e Sean Myers

Tênder caramelado com abacaxi

Muito consumido em festas de fim de ano e grandes eventos, o tênder é um pernil de porco defumado e processado.

Nessa receita, as fatias de tênder são rapidamente grelhadas e cobertas com o naturalmente doce abacaxi e uma camada de chutney suave de manga. Arroz e legumes variados completam a refeição, e um delicioso molho de laranja é salpicado por todo o prato.

Tempo de preparo e de cozimento é 30 minutos e a receita serve 4 pessoas.

Confira os ingredientes, o modo de preparo e as dicas de substituição a seguir.


bhofack2/iStock

Ingredientes:

  • 250 g de arroz-agulha
  • 2 fatias de tênder, cerca de 225 g cada, limpas de toda gordura
  • 1 lata de abacaxi em rodelas, conservado em suco natural, cerca de 227 g
  • 2 colheres de sopa de chutney de manga
  • 300 ml de suco de laranja
  • 100 g de ervilha congelada
  • 100 g de milho verde congelado
  • 1 colher de sopa de maisena
  • pimenta-do-reino à gosto

belchonock/iStock

Modo de preparo:

  1. Cozinhe o arroz numa panela com água fervente por 10 a 12 minutos, ou segundo as instruções da embalagem.
  2. Enquanto isso, preaqueça a grelha em fogo alto. Corte ao meio as fatias de tênder e faça picotes nas bordas curvas para que não enrolem durante o cozimento. Coloque o tênder na base da grelha e cozinhe a 5 cm de distância da fonte de calor por 5 minutos.
  3. Vire as fatias de tênder. Escorra o abacaxi, reservando o suco, e corte ao meio cada rodela. Arrume 2 metades sobre cada fatia e salpique um pouco de pimenta-do-reino. Espalhe o chutney de manga por cima do tênder e dos abacaxis. Misture o suco de abacaxi da lata com o suco de laranja e despeje-o em volta do tênder. Grelhe por mais 5 minutos ou até o tênder estar cozido por inteiro.
  4. Quando o arroz estiver macio, acrescente os legumes congelados. Cozinhe por 2 minutos ou até ficarem quentes, depois escorra o excesso de água, se houver. Com uma colher, ponha o arroz nos pratos e ao lado arrume as fatias de tênder e o abacaxi.
  5. Despeje os líquidos da grelha numa panela pequena, misture a maisena e deixe ferver. Cozinhe, mexendo, por 1 a 2 minutos, ou até engrossar. Tempere com pimenta-do-reino e salpique-o sobre o arroz e o tênder.

TasiPas/iStock

Dicas e sugestões

• Para uma cobertura mais condimentada, salpique um pouco de pimenta-malagueta fresca picada ou pimenta-malagueta desidratada amassada sobre o abacaxi.

• Em vez de arroz, cozinhe 225 g de trigo para quibe em 1,2 litro de caldo fervente de legumes ou galinha por 10 minutos, depois junte os legumes congelados.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados