Faça uma busca


|
Publicado em: 9 de setembro de 2019

Receitas fáceis com frutas vermelhas que ajudam a controlar a glicose

Um punhado de frutas vermelhas é um lanche de baixa caloria perfeito

Imagem: tycoon751/iStock

Algumas frutas vermelhas podem parecer muito doces, mas são Alimentos Mágicos para a glicemia. A frutose, o açúcar natural presente na maioria das frutas, tem sabor mais adocicado que o açúcar branco (sacarose), por isso menor quantidade (e menos calorias) basta para conferir seu sabor adocicado. A frutose é mais saudável para a glicemia, provocando um aumento bem mais lento do que o açúcar branco.

Saiba como manter a glicemia sob controle.

AndreyPopov/iStock

As frutas vermelhas são riquíssimas em fibras

E em antocianinas, compostos vegetais naturais que ajudam a regular a glicose no sangue. Cientistas acreditam que as antocianinas, também encontradas na cereja, podem ajudar a diminuir a glicose no sangue, porque estimulam a produção de insulina.


baibaz/iStock

Prefira as frutas frescas ou congeladas aos sucos

Embora o suco contenha alto teor dos mesmos fitonutrientes das frutas vermelhas inteiras, é uma fonte concentrada de carboidratos e não contém um ingrediente importante para o controle da glicemia: a fibra.


5second/iStock

E aquele pote de geleia ou de doce na geladeira?

Consuma em pouca quantidade. Mesmo aqueles cujas embalagens anunciam que são feitos 100% da fruta natural também contêm açúcar ou suco de fruta adicionado; portanto, apresentam carga glicêmica mais alta do que a da fruta fresca. A carga glicêmica (CG) leva em consideração a qualidade e a quantidade de carboidratos contidas em uma porção de alimento. Consuma-os com moderação: uma colher de sopa é suficiente para passar em uma torrada ou um pãozinho de trigo integral. A carga glicêmica leva em consideração a qualidade e a quantidade de carboidratos contidas em uma porção de alimento.


brozova/iStock

Dicas de Chef

As frutas vermelhas são usinas nutritivas, mas também são frágeis. Selecione as carnudas e sem machucados nem bolores. A pele do blueberry deve ser lisa, não enrugada.A camada esbranquiçada ao redor dele é uma camada protetora natural, por isso, não tente removê-la ao lavar. Selecione amoras-pretas e framboesas que não estejam vazando (se os pequenos gomos que constituem a fruta estourarem, o suco do interior vaza, fazendo-a estragar mais rápido).

Guarde-as na geladeira e lave-as somente antes de consumir, ou estragarão mais rápido.

O morango foi considerado pelo Environmental Working Group (ONG americana que apresenta questões sobre o meio ambiente) uma das frutas e hortaliças em que é mais provável encontrar resíduos agrotóxicos. Por isso, o ideal é procurar por morangos orgânicos.

Para obter os benefícios das frutas vermelhas o ano inteiro, compre-as durante a estação certa e congele-as. Eis algumas dicas:

❂ O blueberry e o morango são as melhores frutas para congelar. A framboesa e a amora-preta são mais delicadas; congelá-las pode alterar sua textura.

❂ Lave as frutas vermelhas em água fria e deixe-as secar completamente em papel-toalha ou em um coador.

❂ Espalhe as frutas secas em uma folha de papel-manteiga sobre um tabuleiro e guarde no congelador ou no freezer.

❂ Assim que congelarem por completo, transfira-as para um recipiente e feche bem. Guarde no freezer imediatamente.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados