Nada melhor para encerrar uma boa refeição do que a cereja do bolo: a sobremesa. Confira abaixo a receita de tiramisu, a tradicional (e super energética!) sobremesa italiana. Além disso, permita-se a sedução de delícias como creme de baunilha com frutas vermelhas, ministrudel de chocolate e outras receitas celestiais:

Victority/iStock

Tiramisu

Rende 4 a 6 porções.

Ingredientes:

200 ml de café expresso forte, frio;
2 colheres (sopa) de conhaque;
140 g de biscoito champanhe (16 unidades);
2 gemas;
60 g de açúcar;
casca ralada de 1/2 limão;
250 g de mascarpone;
250 g de coalhada (teor de gordura 20%);
cacau em pó para polvilhar.

 

Confira a seguir o modo de preparo e as dicas!


AudiDelaCruz/iStock

Modo de preparo:

  1. Misture o café expresso com o conhaque. Coloque metade dos biscoitos champanhe em uma fôrma quadrada (aproximadamente 15 x 22 cm) com o lado açucarado para baixo, e regue com metade da mistura de expresso.
  2. Bata as gemas com o açúcar, usando a batedeira, por aproximadamente 2 minutos, até obter um creme. Acrescente a casca de limão.
  3. Adicione o mascarpone e a coalhada aos poucos, mexendo. Continue mexendo, até que o creme fique bem liso.
  4. Distribua a metade do creme de mascarpone sobre os biscoitos na fôrma e alise. Despeje o restante da mistura de café expresso em um prato fundo.
  5. Mergulhe o restante dos biscoitos na mistura de expresso e, em seguida, espalhe-os sobre o creme de mascarpone. Cubra os biscoitos com a outra parte do creme.
  6. Tampe a fôrma com filme plástico e deixe o tiramisu tomando gosto na geladeira por, no mínimo, 4 horas. Antes de servir, polvilhe cacau em pó.

Marco Tulio/iStock

Dicas:

  • Para um preparo ainda mais rápido, quebre os biscoitos champanhe em pedaços maiores e distribua-os em quatro tigelas individuais. Em seguida, regue os biscoitos com a mistura de café. Cubra com o creme de mascarpone e leve a sobremesa para gelar.
  • Você também pode preparar uma versão frutada de tiramisu. Para isso, cubra os biscoitos champanhe, por exemplo, com frutas picadas e açucaradas (as frutas podem ainda ser marinadas com suco ou licor, a gosto). Coloque o creme de mascarpone sobre as frutas e salpique nozes torradas.
  • O tiramisu é ideal para ser preparado com antecedência e, por isso, uma sobremesa indicada para quando você vai receber visitas. Mesmo para um número maior de pessoas, em caso de festas, esse doce popular é uma boa opção. Os ingredientes devem ser multiplicados de acordo com o número de convidados a serem servidos. Quando o clima é quente e a sobremesa vai fi car por um tempo maior fora da geladeira, em um bufê ou sobre a mesa, recomenda-se preparar o creme de mascarpone sem gemas. Neste caso, use açúcar de confeiteiro em vez de açúcar cristal e junte um pouco de pó para chantili ao creme de mascarpone.

Christiane Krüger

Ministrudel de chocolate

Rende 16 unidades.

Ingredientes:

150 g de chocolate ao leite;
120 g de avelãs moídas;
4 colheres (sopa) de passas ao rum;
casca ralada de 1 limão;
3 a 4 colheres (sopa) de manteiga;
120 g de massa folhada ou massa filo (4 folhas de massa);
cobertura de chocolate líquida para decorar.