Faça uma busca
|
Publicado em: 17 de fevereiro de 2021

3 receitas caseiras de esfoliantes para o couro cabeludo

A esfoliação no couro cabeludo promove a renovação capilar e nutre os fios. Conheça três receitas caseiras especiais.

Imagem: triocean/iStock

Esfoliantes corporais e faciais são bem conhecidos, mas o esfoliante capilar é novidade para muita gente. Ele é super indicado para manter o couro cabeludo saudável e melhorar a aparência dos fios.

Leia também: Couro cabeludo descamando: além de caspa, o que pode ser?

O procedimento é ideal para quem sofre com queda de cabelos, caspa, seborreia e cabelos oleosos. Os esfoliantes para o couro cabeludo também podem ser úteis para quem usa muito finalizador ou manchou o couro cabeludo com tinta. Trata-se de uma limpeza profunda que elimina impurezas e resíduos que ficam nos fios.

Benefícios da esfoliação capilar

A esfoliação promove uma verdadeira renovação do couro cabeludo e melhora a circulação de nutrientes pela região. Além disso, com a massagem, os poros são desobstruídos, deixando os cabelos mais saudáveis. Válido também para cabelos longos.

A limpeza profunda que acontece com a esfoliação deixa o cabelo livre da oleosidade e propício para receber nutrientes. Sendo assim, você pode finalizar o processo com uma boa hidratação caseira.

Receitas caseiras de esfoliante

Fazer um esfoliante capilar em casa é muito simples e barato. Além de ser impecável, o resultado aumenta a autoestima de qualquer pessoa, afinal um cabelo hidratado é tudo de bom.

Aprenda abaixo três receitas para ficar com os cabelos lindos e mais saudáveis.

Esfoliante com babosa

Além de ser um dos remédios naturais mais versáteis, a babosa tem um superpoder nutritivo para os cabelos e a esfoliação com ela vai garantir brilho para os fios.

Babosa com açúcar
A babosa é um produto natural excelente para o cabelo. (Nature, food, landscape, travel/iStock)

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de gel de babosa;
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo ou cristal.

Modo de fazer:

Em um recipiente, misture bem os ingredientes e aplique em todo o couro cabeludo, espalhando bem. Se você tiver uma touca, coloque na cabeça e deixe o produto agir por até 30 minutos. Depois desse tempo, tire a touca e massageie todo o couro cabeludo por 4 minutos. Depois é só lavar normalmente e finalizar com o creme de sua preferência.

Esfoliante com café

A esfoliação capilar com café é recomendada para pessoas que querem acelerar o processo de crescimento do cabelo.

Esfoliação com borra de café
Esfoliação com a borra de café auxilia no crescimento. (CalypsoArt/iStock)

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de borra de café;
  • 2 colheres (sopa) de açúcar cristal;
  • 1 colher (sopa) de água.

Modo de fazer:

Em um recipiente, misture bem os ingredientes até formar uma pasta. Sem seguida, aplique no couro cabeludo, massageando suavemente e deixe agir por 5 minutos, também usando uma touca. Em seguida, é só lavar e finalizar como de costume.

Esfoliante com iogurte

Além de ser um ótimo alimento, o iogurte também pode ajudar no tratamento dos fios. (karandaev/iStock)

Que o iogurte proporciona diversos benefícios para a saúde não é segredo. Mas você sabia que ele também pode ser usado no tratamento capilar? O esfoliante com iogurte é indicado para quem tem os cabelos oleosos. A massagem pode ser realizada a cada 15 dias para um efeito ainda melhor.

Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de iogurte natural;
  • 4 colheres (sopa) de açúcar cristal.

Modo de fazer:

Misture bem todos os ingredientes em um recipiente. Quando obter uma pastinha, aplique nos cabelos secos e passe por todo o couro cabeludo, massageando bem. Deixe agir por 5 minutos. Depois, é só lavar normalmente com shampoo e condicionador.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados