Faça uma busca
|
Publicado em: 1 de fevereiro de 2021

Couro cabeludo descamando: além de caspa, o que pode ser?

Excesso de sol e uso de produtos inadequados são alguns dos fatores que podem causar a descamação do couro cabeludo. Saiba mais!

Imagem: LarsZahnerPhotography/iStock

A caspa é um problema comum e bastante conhecido, mas você sabia que excesso de sol, alisamentos e outras doenças também podem fazer com que você fique com o couro cabeludo descamando?

Confira abaixo os principais motivos do couro cabeludo soltar os incômodos floquinhos brancos. Mas tenha em mente que, caso o problema persista, o ideal é procurar um dermatologista para obter o diagnóstico correto e fazer o tratamento adequado.

Caspa

A dermatite seborreica, mais conhecida como caspa ou seborreia, é uma doença crônica que provoca lesões vermelhas, descamação e coceira no couro cabeludo e em outras partes do corpo onde a pele é mais oleosa, como nas sobrancelhas e perto do nariz.

Não se sabe exatamente quais são as causas da caspa. Porém, o problema está ligado às alterações hormonais que levam a uma produção excessiva de óleo (como a Síndrome do ovário policístico), fatores genéticos e ambientais como mudanças de temperatura.

Alisamento e outros procedimentos químicos

Alisando cabelo
(Imagem: Joaquin Corbalan/iStock)

Fazer alisamentos, relaxamentos e aplicar tinturas no cabelo pode irritar e deixar o couro cabeludo descamando nos dias seguintes ao procedimento. Por isso, é fundamental fazer o teste de sensibilidade e de mecha antes de aplicar qualquer produto novo.

Excesso de sol

Expor-se ao sol sem proteção também pode causar queimaduras no couro cabeludo, principalmente em quem tem pouco cabelo ou tem fios muito finos. Essas lesões posteriormente descascam e geram pequenos pedaços de pele parecidos com caspa pelos fios. Portanto, não dispense o chapéu ou boné quando for pegar sol.

Falsa caspa

A chamada “falsa caspa” nada mais é que o excesso de produtos finalizadores nos fios, como cremes de pentear, que, ao secar, viram pontos esbranquiçados pelo cabelo e podem acumular no couro cabeludo. Dessa forma, para resolver o problema é só aplicar uma quantidade menor de produto ou trocá-lo por um creme mais leve.

Uso de produtos inadequados

Lavando cabelo
(Imagem: Ivanko_Brnjakovic/iStock)

Outra possível causa para você estar com o couro cabeludo descamando é o uso de produtos inadequados na hora de lavar o cabelo. Pessoas que têm tendência a ter excesso de oleosidade precisam lavar os fios frequentemente e dar preferência a produtos que fazem uma boa limpeza no couro cabeludo.

Felizmente, hoje em dia já existem shampoos que limpam profundamente o couro cabeludo sem danificar o cabelo. Uma outra opção é revezar a limpeza com um shampoo mais forte e um mais hidratante.

Psoríase

Por fim, a psoríase é uma doença de pele crônica, não contagiosa, que se manifesta periodicamente causando manchas espessas e escamosas na pele, inclusive no couro cabeludo. Além de descamar, as manchas também coçam e podem doer, comprometendo a qualidade de vida do paciente.

O tratamento pode ser feito com cremes ou comprimidos e deve ser receitado por um médico.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados