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Publicado em: 16 de março de 2021

4 exercícios físicos liberados para gestantes

Praticar exercício físico durante a gestação pode trazer muitos benefícios à saúde.

Imagem: Trendsetter Images/iStock

Fazer exercícios físicos durante a gravidez é bom para a saúde da mãe e do bebê. Ao contrário do que muita gente pensa, eles podem ser realizados por todo o período da gestação. Além de estimular os músculos, a atividade física gera mais disposição, reduz os enjoos, as dores nas costas e previne doenças como o diabetes gestacional e a hipertensão.

E os benefícios não param!

Segundo um estudo da Universidade de Montreal, os exercícios aeróbicos praticados pela mãe aumentam a circulação de sangue na placenta e melhora a oxigenação do bebê, estimulando o seu desenvolvimento cerebral.

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A recomendação dos médicos e personais é que a gestante realize ao menos 30 minutos de atividade física entre 3 e 5 vezes na semana. Mas é importante evitar exercícios em que a barriga tenha que ficar muito tempo para cima e ter atenção aos sinais do corpo. Caso você sinta dor, desconforto ou tontura, suspenda a atividade e contate o seu médico obstetra.

Atividades que envolvem risco de queda devem ser evitadas e é importante sempre se alimentar antes de iniciar os treinos. Conheça agora os exercícios liberados para gestantes.

1. Musculação

Como o nome já diz, esses exercícios servem para trabalhar a musculatura corporal. Nele, são utilizados pesos e treinos focalizados em cada região muscular. Para as grávidas, ele é bom para fortalecer a musculatura, o que vai evitar dores nas articulações e nas costas durante a gestação.

A musculação pode ser feita durante toda a gravidez, mas é importante sempre ter um acompanhamento especializado e atenção com o excesso de peso.

2. Pilates

O pilates é um método que está ganhando cada vez mais força. Ele promove o alongamento dos músculos através de exercícios suaves que são controlados de acordo com a respiração.

Essa atividade é excelente para melhorar a postura e fortalecer os músculos, além de auxiliar a musculatura do assoalho pélvico, que faz com que a barriga sustente o peso com maior facilidade.

Porém, a mulher pode sentir incômodos a partir do sétimo mês. Portanto, é necessário o acompanhamento de um especialista.

3. Hidroginástica

Fazer hidroginástica durante a gravidez ajuda a aliviar até a mente. Com os exercícios certos realizados dentro da piscina, a mulher melhora a sua capacidade cardiovascular, fortalece os músculos e ainda se sente mais relaxada, porque a água ajuda a reduzir o peso da barriga e o impacto dos exercícios.

A água pode ajudar muito na gestação e a hidroginástica pode ser realizada durante os nove meses. Basta ter cuidado e monitorar a frequência cardíaca.

4. Ioga

Assim como o pilates, na ioga se trabalha muito a respiração, além das posturas e da mente. Com a prática da ioga, a mulher consegue aumentar a sua flexibilidade, ter mais equilíbrio e tonificar os músculos.

Controlar a respiração diminui a ansiedade e pode ajudar na hora do parto. Outro ponto importante para ter atenção são os exercícios e posições que comprimam ou geram desconfortos na barriga, pois essas devem ser evitadas.

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Antes de iniciar os treinos, converse com o seu médico obstetra para ter o acompanhamento necessário.

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