Faça uma busca
|
Publicado em: 13 de fevereiro de 2021

6 benefícios do mirtilo e como consumir a fruta no dia a dia

Saiba para que serve o mirtilo e onde encontrá-lo no Brasil.

Imagem: Eike Leppert/iStock

Você já ouviu falar do mirtilo? Também conhecida como blueberry, esta frutinha azul costuma crescer em arbustos de pequeno porte, em florestas úmidas. É muito popular nos Estados Unidos e na Europa.

O cultivo do mirtilo no Brasil ocorre principalmente na região Sul, com início nos meados dos anos 1980.

De gosto parecido com o da uva, a blueberry é cheia de componentes benéficos para a saúde, como antioxidantes e flavonoides, que são fitonutrientes de ação anti-inflamatória e também antioxidante.

Benefícios do consumo de mirtilo

Imagem: Alexlukin/iStock

1. Auxilia na melhora da visão

Por causa da grande quantidade de antioxidantes presentes no mirtilo, é comprovado que a fruta ajuda a manter a visão em boas condições. Ao juntar o consumo da blueberry com outras pequenas ações do dia a dia, é possível obter bons resultados.

2. Tem baixo teor calórico

Uma porção de 100 gramas de mirtilo contém apenas 57 calorias, sendo ideal para quem mantém uma dieta com baixo consumo calórico. Além disso, possui uma grande quantidade de nutrientes como ferro, zinco, cobre, ácido fólico e vitaminas B e C.

3. Ajuda a baixar o nível de colesterol ruim

Em virtude de suas propriedades antioxidantes, foi comprovado que o mirtilo atua no sangue reduzindo os níveis de colesterol ruim (LDL). Estudos recentes comprovam que consumindo 50 gramas de mirtilo por dia, é possível perceber uma melhora nos níveis de LDL em poucas semanas.

4. Ajuda a melhorar a pressão arterial

Um estudo publicado pelo King College de Londres em 2019 apontou que o consumo de 200g de mirtilo por dia ajudou a reduzir a pressão arterial do grupo de controle em aproximadamente um mês, por causa da antocianina encontrada na fruta.

5. Auxilia na melhora da memória

Além do auxílio no combate à hipertensão, as antocianinas presentes no mirtilo também ajudam a melhorar o funcionamento cerebral, mantendo a memória afiada.

6. Auxilia no tratamento da infecção urinária

É comprovado que o mirtilo pode auxiliar no trato da infecção urinária, visto que, graças ao princípio ativo das antocianinas presentes nele, pode evitar que as bactérias se prendam às paredes da mucosa do trato urinário.

Como consumir mirtilo?

Imagem: iStock

É possível consumir o mirtilo nas mais diversas formas: desde a fruta fresca, passando por chás, geleias, cheesecakes, chá e em cápsulas. A torta de mirtilo também é deliciosa e uma excelente pedida!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados