Sim, é possível cuidar da saúde dos olhos. Siga estas dicas:

1 Coma peixe

Você come pouco peixe gorduroso? Você também se pega coçando os olhos com frequência? Os dois fatores – falta de peixe e olhos ressecados – podem estar relacionados. Peixes gordurosos são ricos em ácidos graxos ômega-3, significam lágrimas mais oleosas, que mantêm seus olhos bem lubrificados – e também ajudam a reduzir inflamações. Assim, para olhos límpidos e saudáveis, coma peixes gordurosos, como o salmão ou a cavalinha, duas a três vezes por semana, ou tome um suplemento diário de 3g de óleo de peixe.

2 Experimente a acupuntura

Diversos estudos já mostraram que esse tratamento chinês milenar pode aumentar a umidade dos olhos – embora, como acontece com muitos remédios alternativos, os pesquisadores não saibam por quê. E, se você tiver medo das agulhas, muitos acupunturistas podem conseguir resultados semelhantes usando a acupressão (pressão com os dedos).

3 Coma espinafre

Graças ao Popeye, muita gente come espinafre para ficar forte. Na realidade, o espinafre não é bom para criar músculos, como sugere o desenho animado, mas, se você o incluir na sua alimentação – além de outras verduras similares como a couve –, ficará menos propenso a problemas de visão à medida que for envelhecendo. O espinafre é rico em carotenoides, como a luteína e a zeaxantina, que podem ajudar a prevenir qualquer degeneração da retina. É preciso cozinhá-lo um pouco para liberar completamente os carotenoides. Assim, ferva, cozinhe no vapor ou refogue com 2 colheres (sopa) de azeite e um dente de alho até começar a murchar e sirva. Você pode ainda picá-lo, misturá-lo a uma pimenta-malagueta fresca, cortadinha, e servir sobre o macarrão, com queijo parmesão.

4 Mastigue mirtilos

Você sabia que pilotos da força área inglesa, durante a Segunda Guerra Mundial, comiam grandes quantidades de geleia de mirtilo (blueberry) antes de partirem em suas missões, de forma a melhorar a visão noturna? Eles já sabiam, naquela época, o que a ciência apenas começa a descobrir: que os mirtilos podem ajudar a manter os olhos em boas condições. Pesquisas mostram que esses pequenos frutos estão abarrotados de antioxidantes benéficos às retinas. Se você não conseguir a fruta fresca ou não quiser comer muita geleia, tome um suplemento vitamínico que contenha mirtilo.