Faça uma busca
|
Publicado em: 13 de março de 2021

7 benefícios da erva-botão: saiba como usar e para que serve

Esta planta asiática têm propriedades que auxiliam em tratamentos da saúde respiratória à saúde ocular.

Imagem: Subrata Dutta/iStock

A erva-botão (nome científico Eclipta alba) é uma planta aquática natural da Índia. Com flores brancas e folhas dentadas, a aparência simples da erva-botão esconde uma planta que proporciona muitos benefícios à saúde.

A Eclipta alba é bastante usada na medicina ayurvédica, que tem uma abordagem holística em relação a doenças, por suas diversas propriedades. Costuma ser consumida na forma de ou de chá ou de suplementos, em forma de cápsula.

Leia também: 23 plantas e ervas medicinais que podem melhorar a sua vida

Abaixo, reunimos alguns dos benefícios do consumo regular desta planta, facilmente encontrada por todo o Brasil:

7 benefícios da erva-botão

1. Ajuda a baixar os níveis de colesterol e triglicerídeos

A erva-botão é excelente para quem deseja controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos. Uma pesquisa realizada na Coreia revelou que esta planta conseguiu reduzir até 20% a taxa de triglicerídeos e entre 10 e 13,5% a de colesterol total durante testes feitos com animais.

2. Ajuda a controlar inflamação intestinal

Se você sofre da condição de hemorroidas, muitas vezes pode ser difícil encontrar alívio. Com o consumo da erva-botão, é possível notar redução da inflamação na área sensível e um alívio na área irritada.

3. Ajuda a acalmar o estômago

A Eclipta alba é excelente para combater distúrbios no estômago como indigestão e prisão de ventre. Ela pode restaurar a funcionalidade normal para essas áreas do corpo, graças à rica variedade de compostos e nutrientes encontrados no extrato da planta.

4. Auxilia no combate às infecções urinárias

A erva-botão também conta com propriedades antibacterianas e antissépticas que a tornam altamente eficaz na prevenção e no tratamento de infecções. Quando consumida para uma infecção do trato urinário, a Eclipta alba pode reduzir rapidamente o desconforto e neutralizar as bactérias para restaurar o funcionamento normal da bexiga.

5. Ajuda na saúde capilar

Se você está preocupado com queda prematura de cabelo e/ou caspa, então experimente incluir a erva-botão à sua rotina de cuidados capilares. Misturar a erva-botão a xampus pode ser excelente para hidratar o couro cabeludo, evitando o ressecamento da pele e a caspa, consequentemente. Além disso, pode fortalecer os folículos capilares, prevenindo a queda de cabelo e desacelerando a calvície.

6. Combate problemas respiratórios

Para pessoas que sofrem de infecções respiratórias crônicas e tosse, um pouco de erva-botão pode ser muito útil. A natureza antibacteriana do extrato pode limpar a infecção, enquanto as qualidades expectorantes podem forçar a saída de qualquer catarro ou muco remanescente.

7. Auxilia na saúde ocular

As folhas dessa planta têm um alto teor de caroteno, que é uma substância antioxidante crucial para a saúde dos olhos. O caroteno pode eliminar os radicais livres que causam a degeneração macular e a formação de cataratas, portanto, adicionar um pouco de Eclipta alba à sua dieta de ervas pode ajudar a manter a sua visão limpa por anos!

Receita de chá de erva-botão

vasos de erva-botão em flor
Imagem: I’m Subrata Dutta. My hobbies are photography and arts. I try to submit my best creative works./iStock

Ingredientes

  • 200 ml de água
  • 1 colher de sopa de folha de erva-botão desidratada

Modo de Fazer

  1. Ferva a água
  2. Adicione a folha de erva-botão desidratada.
  3. Deixe em infusão por 5 minutos.
  4. Está pronto o chá!

Atenção: Beba no máximo 400 ml (aproximadamente 2 xícaras) por dia.

O consumo de erva-botão é contraindicado para crianças, gestantes, pessoas com problemas cardíacos e também em casos de diarreia e sangramentos.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados