7 cuidados diários para prevenir as linhas de expressão

Descubra como prevenir o aparecimento precoce de linhas de expressão e rugas mudando hábitos e utilizando produtos adequados.

Thaís Garcez | 17 de Janeiro de 2021 às 12:00

Ridofranz/iStock -

Os anos passam e as expressões faciais que fazemos normalmente começam a deixar marcas no rosto. As famosas linhas de expressão são os efeitos deixados na pele, que vai perdendo sua vitalidade com o tempo.

Leia também: Melasma: entenda o que é e como tratar

As linhas finas, que geralmente aparecem embaixo dos olhos, são mais imperceptíveis. Mas as rugas já demonstram a escassez de colágeno e ácido hialurônico na pele; que ocorre naturalmente enquanto envelhecemos.

Mas com alguns cuidados é possível retardar o aparecimento dessas linhas de expressão. Conheça os hábitos que favorecem seu surgimento e os produtos que ajudam a precaver.

7 cuidados diários para prevenir as linhas de expressão

1. Abuse do protetor solar

Imagem: Milkos/iStock

Não importa se está chovendo ou fazendo um belo sol, o protetor solar deve ser um item de uso diário. Só ele é capaz de atenuar a ação dos raios UV que tanto mal fazem à pele. Além disso, a exposição frequente ao sol é um dos principais fatores de surgimento de rugas. Então, previna-se!

2. Vitamina C contra linhas de expressão

Dermocosméticos à base de vitamina C são grandes aliados no combate às linhas de expressão.

Visto que rugas e linhas finas surgem devido à perda de elasticidade e plasticidade natural da pele, a vitamina C é a substância mais indicada para recuperar o colágeno. Experimente usar também dermocosméticos com retinol e vitamina E.

3. Faça uma boa esfoliação no rosto

Imagem: deniskomarov/iStock

Crie o hábito de fazer uma esfoliação no rosto. Desse modo, a pele se regenera e elimina células mortas e outros resíduos do dia. Mas não exagere na quantidade, uma vez por semana já é o suficiente.

4. Hidrate bem a pele

Muitas marcas de expressão podem ser evitadas com uma boa dose de hidratação. As linhas finas, principalmente, são mais difíceis de evitar, mas com o uso de dermocosméticos hidratantes específicos para a região dos olhos o surgimentos de novas podem ser retardadas.

5. Tenha uma vida mais saudável

Imagem: Antonio_Diaz/iStock

Ter uma rotina estressante e o hábito de consumir constantemente bebidas alcoólicas e de fumar pode influenciar negativamente na pele; acelerando o envelhecimento e diminuindo a produção de colágeno. Portanto, opte por só beber socialmente, abandone o cigarro e coma mais saudavelmente.

6. Não lave o rosto com água quente

Apesar de aumentar a oleosidade do rosto, a água quente também pode ressecá-la, formando no longo prazo linhas finas de expressão. Portanto, ao lavar o rosto use água fria ou morna, assim a sua pele ficará limpa e com a hidratação natural equilibrada.

7. Recorra aos procedimentos estéticos

Imagem: dimid_86/iStock

Para amenizar as rugas e linhas finas que já surgiram no rosto, alguns procedimentos estéticos podem ser bons ajudantes. Peeling, luz pulsada, botox ou aplicação de ácido hialurônico são algumas das opções.

Entretanto, vale ressaltar que qualquer procedimento estético deve ser feito por profissionais qualificados. Além disso, é superimportante consultar um dermatologista para saber o melhor tratamento para o seu tipo de pele e de linhas de expressão.