Depois de uma boa limpeza, todo tipo de pele precisa ser hidratada, inclusive a pele oleosa. A boa notícia é que você pode fazer o seu em casa. Não é preciso gastar uma fortuna comprando hidratantes de marcas internacionais, com alguns itens que você tem no armário da sua cozinha é possível ter o hidratante ideal para a sua pele. Confira 3 receitas simples indicadas para cada tipos de pele.

Hidratante diário

Este hidratante deixará sua pele hidratada e nutrida, e é perfeito para pele normal ou mista. Use duas vezes ao dia após a tonificação; veja como fazer seu tônico facial em casa. Inclusive, é possível substituir os óleos de sementes de damasco, jojoba e gérmen de trigo (disponíveis em lojas de produtos naturais) por azeite de oliva virgem. Porém, o resultado não será o mesmo em termos de clareamento e nutrição.

2 colheres (sopa) de óleo de sementes de damasco
1 colher (chá) de óleo de jojoba
1 colher (chá) de óleo de gérmen de trigo
6 gotas de óleo essencial de lavanda
2 gotas de óleo essencial de limão (não use em caso de peles sensíveis)

Coloque todos os ingredientes num pote de vidro esterilizado com tampa hermética e agite bem. Depois, guarde em local escuro e fresco e use em até dois meses.

Muitos hidratantes comerciais contêm filtro solar, mas as receitas caseiras não. Lembre-se de aplicar um filtro solar, com fator de proteção no mínimo 15 ou superior, sempre que se expuser ao sol. Veja outros cuidados necessários.

Creme frio de Galeno

O médico e filósofo grego Galeno foi supostamente o primeiro a manipular esta receita de creme frio no século II d.C. Esse creme milenar é tão eficaz nos dias de hoje quanto há 2 mil anos. Inclusive, vale a pena sair à caça de cera de abelha nas lojas de produtos naturais só para experimentar este tratamento facial suavizante. A água de rosas também pode ser encontrada nessas lojas. O creme é adequado a todos os tipos de pele e tem dupla ação: como removedor de maquiagem e como hidratante.

30 g de cera de abelha
¹⁄ ³ de xícara de azeite de oliva virgem
2 colheres (sopa) de água ou de água de rosas
5 a 10 gotas de óleo essencial de lavanda

1. Numa panela dupla de aço inoxidável ou de vidro, derreta a cera de abelha. Numa caçarola de aço inoxidável ou de vidro, aqueça ligeiramente o azeite. Em seguida, despeje sobre a cera derretida. Bata até que fiquem bem misturados.

2. Na caçarola, aqueça a água ou a água de rosas, depois acrescente-a, gota a gota, à mistura de azeite e cera. Retire do fogo e misture até que a combinação esteja fria e espessa. Depois, adicione o óleo essencial de lavanda.

3. Por fim, despeje a mistura num vidro e guarde em local frio e escuro. A durabilidade média desse creme é de cerca de três meses.

Caso esteja em algum lugar sem seus cosméticos, utilize maionese, azeite de oliva ou até margarina vegetal como substituto do seu hidratante diário. Aplique suave e moderadamente para evitar a sensação de oleosidade.

Soro hidratante para peles oleosas

Mesmo as peles oleosas necessitam de um hidratante leve que erga uma barreira entre a pele e as substâncias poluentes do ambiente. O azeite de oliva pode ser muito eficiente nessa função, além de ser nutritivo. A canela, por sua vez, reduz a inflamação e os óleos essenciais têm propriedades curativas e antibacterianas.

1 pau de canela pequeno
½ xícara de azeite de oliva virgem
5 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree)
5 gotas de óleo essencial de lavanda

1. Amasse a canela e deposite num recipiente com tampa. Em seguida, acrescente o azeite de oliva, tampe e deixe macerar por 10 dias. Coe e depois junte os óleos de melaleuca e de lavanda.

2. Despeje o soro num vidro pequeno e esterilizado. Para usar, aqueça algumas gotas entre as pontas dos dedos e massageie com suavidade a pele limpa e ligeiramente úmida. Guarde em local frio e escuro.

Para ajudar na sua rotina de beleza, experimente alguns cremes esfoliantes caseiros superfáceis de fazer.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!