Limpeza de pele, máscaras, esfoliações e outros métodos para acelerar o desprendimento das células mortas da pele são muito populares e úteis para uma pele saudável. Retirar a camada antiga expõe as células mais limpas e macias que estão logo abaixo da superfície, estimula a circulação e diminui a oleosidade, deixando a pele com brilho e viço. E o melhor: é possível economizar o dinheiro gasto com cosméticos caros usando itens que você encontra no armário ou na geladeira. Confira 5 receitas simples de esfoliante caseiro.

Para fazer a esfoliação, escolha a receita abaixo que mais se adeque ao seu caso. Massageie suavemente durante alguns minutos fazendo movimentos circulares. Após enxaguar com água fria e secar a pele com delicadeza, aplique um creme hidratante leve sem óleo e se sinta renovada!

Esfoliação de morango

Amasse 5 ou 6 morangos em uma tigela. Em seguida, misture 1 colher de sopa de amêndoas moídas e iogurte suficiente (cerca de 2 colheres de sopa) para engrossar até a pasta poder ser aplicada.

Remoção com aveia

Misture bem 2 colheres de chá de flocos de aveia finos com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Adicione água lentamente até se transformar em uma pasta que você possa espalhar sobre a pele.

Gengibre vibrante com açúcar

Misture quantidades iguais de gengibre fresco moído e açúcar mascavo. Em seguida, adicione extrato de baunilha ou óleo de amêndoas doce puro para uma esfoliação corporal energizante. O gengibre contém agentes antioxidantes e é famoso por estimular a circulação.

Açúcar e mel

O açúcar mascavo é a melhor opção, principalmente para peles sensíveis, por ser menos agressivo. Mas também é possível fazer uma boa esfoliação corporal com o açúcar cristal, mais comum. Para o preparo misture 1 colher de sopa de açúcar mascavo, 1 colher de sopa de mel e iogurte suficiente.

Esfoliação com cafe ou fubá

O pó de café e o fubá também são opções boas e baratas para esfoliante caseiro. Para isso, você só precisa misturar 2 colheres de sopa de pó de café ou fubá com 2 de iogurte até obter uma pasta homogênea com espessura adequada.