Faça uma busca
|
Publicado em: 16 de março de 2022

9 dicas de como cuidar e hidratar cabelos ressecados

Douglas Ferreira
Última atualização: 16 de março de 2022
Por: Douglas Ferreira

Dê adeus aos fios ressecados. Confira algumas dicas para cuidar bem dos seus cabelos.

9 dicas de como cuidar e hidratar cabelos ressecados Imagem: puhhha/iStock

Muita gente pensa que apenas os xampus e condicionadores de marcas famosas podem propiciar cabelos hidratados e com aparência esvoaçante e perfeita. Mas o que pouca gente sabe é que produtos simples como maionese podem proporcionar o mesmo brilho aos cachos ressecados, assim como o volume e o caimento perfeitos que as modelos ostentam. Ficou curiosa? Então, confira as nossas dicas.

Como hidratar cabelos ressecados e cuidar dos fios.

1. Comece no banho

Lave os cabelos dia sim, dia não. Eles vão se manter limpos sem perder os óleos naturais. Você deve lavar e enxaguar os cabelos com água morna em vez de quente. A água quente remove os óleos protetores dos cabelos. A melhor temperatura para os cabelos é um pouco mais alta do que a do corpo. Uma boa opção é usar xampu para bebê nas suas madeixas, pois ele resseca menos os fios do que os outros. Lembre-se sempre de enxaguar cuidadosamente os cabelos depois de lavar com xampu. O produto pode deixar resíduos que ressecam os fios.

2. Hidrate o cabelo com abacate

O abacate hidrata os fios e fornece proteínas, tornando-os mais fortes. Misture bem a polpa de 1 abacate maduro com 1 colher de chá de óleo de germe de trigo e outra de óleo de jojoba. Aplique a mistura nos cabelos recém lavados, tendo o cuidado de fazê-la atingir as pontas dos cabelos. Cubra a cabeça com touca de banho, espere de 15 a 30 minutos e enxágue bem.

3. Hidrate o cabelo com maionese

A maionese é um excelente substituto para o abacate; o ovo que contém é uma boa fonte de proteínas para os cabelos. Esfregue nos cabelos e deixe atuar por até 1 hora, lavando em seguida.

4. Escolha um bom condicionador

Ao comprar condicionador, escolha uma marca com um “protetor térmico”, como dimeticona ou fenil trimeticona. Esses produtos protegem os cabelos do calor, o que é importante quando se usa secador de cabelo, por exemplo.

Leia também: 12 dicas para deixar o seu cabelo crespo mais bonito e saudável

Ao usar o condicionador, primeiro aplique livremente nas pontas, onde o cabelo é mais ressecado. Depois siga aplicando em direção ao couro cabeludo.

Receita secreta de condicionador caseiro: Faça seu próprio condicionador misturando 50 ml de azeite de oliva e 50 ml de gel de babosa (aloe vera) com 6 gotas de óleo essencial de alecrim e 6 gotas de óleo essencial de sândalo.O azeite de oliva é um emoliente natural, a babosa hidrata e o alecrim dá volume e maciez aos cabelos. (O sândalo, que é opcional, só proporciona o perfume.) Deixe a mistura agir por 1 ou 2 horas e depois enxague.

5. Seque o cabelo com cuidado

Deixe os cabelos secarem naturalmente sempre que possível. Se tiver de usar secador de cabelos, use-o moderadamente. O mesmo se aplica a frisadores e rolinhos quentes. Aplicar calor é como secar uma folha ao sol: um convite para que os fios se tornem quebradiços.

6. Invista na escova certa

Use escova de cerdas naturais em vez de cerdas de plástico. O plástico gera eletricidade, que enfraquece mais os cabelos.

Primeiro, escove as pontas para desembaraçar. Assim você não vai puxar e quebrar os cabelos quando pentear do couro cabeludo às pontas. Depois de escovar as pontas, dê longas escovadas da raiz até as pontas dos cabelos para espalhar os óleos naturais.

7. Fortaleça os fios

As vitaminas do complexo B fortalecem os cabelos. Tome 1 cápsula de 50 mg de complexo B duas vezes ao dia junto com as refeições. O mineral selênio também é útil para manter os cabelos saudáveis. Tome 200 microgramas 2 vezes por dia. Já o óleo de prímula ajuda a manter o brilho dos cabelos por meio de uma ação interna. Experimente tomar 1 g de suplementos de prímula 3 vezes ao dia. O óleo é rico em ácido gama-linolênico, um ácido graxo essencial.

8. Evite a água da piscina

Nas piscinas de água clorada, use touca de natação para não deixar que o cloro entre em contato com os cabelos. Depois de sair da piscina, lave os cabelos assim que puder.

9. Evite ambientes muito secos

Se você mora em um ambiente muito seco ou usa muito ar condicionado, use um umidificador no quarto. O ar muito seco pode ressecar ainda mais os cabelos.