4 alongamentos para o seu pós-treino

O alongamento pós-treino é importante para evitar que os músculos se atrofiem após períodos prolongados de esforço físico. Veja 4 exercícios!

Douglas Ferreira | 2 de Agosto de 2021 às 20:00

grki/iStock -

Se você acompanha o nosso site, provavelmente já sabe que é importante alongar os músculos antes de praticar qualquer exercício. Mas você sabia que é igualmente importante alongá-los após realizar alguma atividade física?

O alongamento pós-treino é importante para evitar que os músculos se atrofiem após períodos prolongados de esforço físico. Se você não sabe por onde começar, veja os exercícios básicos abaixo. Você deve praticá-los antes e depois de qualquer atividade física para prevenir dores musculares e distensões. Mas, cuidado: você só deve alongar o músculo até senti-lo levemente tensionado. Mantenha o músculo alongado por 7 a 10 segundos e relaxe. Repita o exercício com a outra perna ou o outro braço.

1. Alongamento dos músculos anteriores da coxa

Mantenha o corpo ereto e flexione a perna direita, segurando o tornozelo com a mão direita e puxando-o em direção aos glúteos. A perna esquerda, a de apoio, pode permanecer levemente flexionada e os joelhos devem ter movimento livre. Não deixe a coluna curvar-se e não force o calcanhar para a lateral da região glútea.

2. Panturrilha

Estique a perna esquerda à sua frente com o calcanhar apoiado no chão. A perna direita deve manter-se o máximo flexionada, até que o calcanhar direito esteja a ponto de sair do chão. O peso do corpo deve incidir sobre a perna direita e a ponta do pé esquerdo deve estar voltada para cima. Não deixe o calcanhar direito sair do chão, nem a coluna se curvar.

3. Alongamento dos músculos interiores da coxa

Afaste as pernas uma da outra e transfira o peso do corpo para a perna esquerda, flexionando o joelho esquerdo. Mantenha a perna direita estendida e a planta do pé inteira contra o chão. Inicie flexionando bem o joelho esquerdo, apontando-o para a mesma direção que as pontas dos pés.

4. Músculos peitorais

Estenda o braço direito horizontalmente para trás e pressione-o contra uma parede, com a palma da mão virada para a parede. Vire o tronco cuidadosamente para a esquerda. Suas costas devem permanecer retas e os ombros não devem ser erguidos. Veja aqui algumas dicas para melhorar a sua postura!

Gostou desses exercícios de alongamento e está em busca de mais informações? Então confira a nossa coluna Papo com o Personal, escrita pelo professor e personal trainer André Messias!