Faça uma busca
|
Publicado em: 12 de janeiro de 2021

Banho de brilho: aprenda a técnica para devolver a beleza dos fios

Deixar os fios brilhosos e bonitos pode ser mais fácil do que você imagina. Conheça a técnica que promete neste verão!

Imagem: EdwardDerule/iStock

Manter uma rotina de cuidados com os cabelos é sempre bom. Assim, podemos evitar que os fios fiquem fragilizados e sem vida. Mas caso os seus cabelos estejam precisando de uma ajudinha, a técnica de banho de brilho, ou hair glazing, pode ser a solução.

O hair glazing é um tratamento capilar que tem como objetivo devolver ao cabelo maciez, cor e brilho. Esse processo promete ser sucesso neste verão, afinal, ele é recomendado para cabelos que estão com fios opacos, secos e quebradiços, todos danos que podem ser causados ou agravados pelo sol, cloro, sal, areia e vento.

O banho de brilho é uma técnica mais utilizada em salões de beleza, geralmente utilizando tonalizantes e máscara de hidratação para deixar o cabelo com mais vida, brilho e movimento. A técnica sela os fios deixando-os muito bonitos e saudáveis. Mas, para a nossa felicidade, essa técnica não é segredo dos salões e pode ser feita em casa. Confira!

Como fazer o banho de brilho?

Banho de brilho
Imagem: Deagreez/iStock

Existem algumas maneiras de fazer o banho de brilho: com tonalizante, com tinta e com receitas caseiras.

Para cabelos com luzes e mechas que já podem estar mais danificados, o mais recomendado é o banho de brilho com tonalizante. Já para cabelos naturais, ou coloração por igual, o banho de brilho com tinta é mais interessante; pois desta forma os fios ficarão com a cor mais vibrante e com a tonalidade realçada. Além disso, o banho de brilho com tinta também esconde os fios brancos. Perfeito, não?

Banho de brilho com tonalizante

O tonalizante é muito utilizado para essa técnica por não conter amônia e por sua baixa concentração de água oxigenada, evitando o acúmulo de química no cabelo e o ressecamento dos fios.

É sempre melhor escolher um tonalizante que se assemelhe com a cor do seu cabelo, uma vez que um mais claro pode causar manchas. Já o mais escuro pode dar mais brilho, entretanto também pode fugir muito da cor original.

Para o banho de brilho com tonalizante funcionar será preciso:

  • Luvas descartáveis;
  • Recipiente para a mistura;
  • Tonalizante incolor ou da cor do seu cabelo;
  • 2 colheres (sopa) de um creme hidratante de sua preferência, mas tem que ser branco;
  • Ampola de vitaminas ou duas gotas de óleo de argan;
  • 1 fixador de cor, que geralmente vem junto com o tonalizante.

Modo de preparo:

Antes de aplicar o banho de brilho, lave o cabelo com shampoo anti-resíduo da sua preferência, retire o excesso de água enxugando com a toalha e passe um creme hidratando ao redor do cabelo como se fosse pintá-lo, para evitar que a mistura manche a sua pele.

Misture todos os ingredientes no recipiente até atingir uma mistura homogênea. Separe seus cabelos em mechas e, usando as luvas, aplique ao longo de todo o comprimento do cabelo, da raiz até as pontas. Deixe agir por 20 minutos e depois enxágue bem com água fria.

Banho de brilho com Tinta

Diferente do banho de tonalizante que apenas destaca a cor, o banho de brilho com tinta reforça a pigmentação, deixando o cabelo bem brilhante e hidratado. Como a tinta é mais agressiva, é preciso utilizar algumas vitaminas a mais para garantir fios nutridos e fortes.

Para esse banho de brilho, são indicadas as vitaminas A, D e E, e também o óleo de argan e o bepantol líquido.

Para o banho de brilho com tinta funcionar será preciso:

  • Luvas descartáveis;
  • Recipiente para mistura;
  • 2 colheres (sopa) da tinta da cor do seu cabelo;
  • 3 colheres (sopa) de uma máscara de hidratação de sua preferência, mas da cor branca;
  • 1 ampola ou colher (sopa) de uma das vitaminas indicadas.

Modo de preparo:

O modo de preparo dessa técnica é muito parecido com o modo de preparo do banho de brilho com tonalizante. Antes de realizar o banho de brilho com tinta, lave o cabelo com shampoo antirresíduos e não esqueça de passar o creme hidratante ao redor do cabelo para evitar manchas na pele.

No recipiente, misture os ingredientes, até atingir uma mistura homogênea. Separe seus cabelos em mechas e, usando as luvas, aplique ao longo de todo o comprimento do cabelo. Deixe a mistura agir nos fios por 30 minutos e depois enxágue com água fria.

Como fazer banho de brilho caseiro?

Para aquelas que preferem não adicionar química aos cabelos, felizmente existem formas de realizar o banho de brilho com receitas caseiras com ingredientes naturais que vão deixar seus cabelos estonteantes.

Banho de brilho com babosa

Banho de brilho com babosa
Imagem: frank600/iStock

A babosa já é muito famosa por suas propriedades milagrosas tanto para a pele quanto para o cabelo e o banho de brilho dessa plantinha não poderia ser melhor, pois além dela dar brilho e hidratar os fios, também ajudará no crescimento saudável e acelerado dele.

Para o banho de brilho com babosa, você vai precisar de:

  • Liquidificador;
  • 1 recipiente para a mistura;
  • 2 folhas de babosa;
  • 100 ml de água gelada.

Modo de preparo:

Para retirar o gel da babosa, é preciso descascá-la. Com o auxílio de uma faca, retire toda a parte verde deixando só o interior (aquela baba) dela. Cuidado, a folha de babosa tem espinhos, você pode se machucar. Coloque o gel no liquidificador com a água gelada e bata por aproximadamente 1 minuto até que fique bem homogêneo. Se em 1 minuto a mistura não estiver homogênea, bata mais.

lave bem o cabelo e, em seguida, aplique a mistura fazendo massagens da raiz até as pontas. Amarre o cabelo em um coque e deixe o produto agir por 30 minutos, depois disso lave as madeixas com shampoo e condicionador para selar o cabelo, de preferência com água fria.

A mistura mágica de babosa e água pode ser armazenada na geladeira por 15 dias e a recomendação é realizar aplicar o banho de brilho pelo uma vez por semana.

Banho de brilho com café e açúcar

Açúcar e café também são muito utilizados em várias receitinhas caseiras, principalmente de skincare. Mas dessa vez vamos utilizá-los para dar brilho aos fios, mas cuidado, para cabelos platinados esta pode não ser a receita ideal, uma vez que muitas mulheres relatam que o café pode escurecer a tonalidade dos fios.

Para o banho de brilho com café e açúcar, você vai precisar de:

  • 1 panela para levar a mistura ao fogo;
  • recipiente para realizar a mistura;
  • 4 colheres (sopa) de açúcar;
  • 1 colher (sopa) de café forte e coado;
  • 1 colher (sopa) de azeite extra virgem, óleo de rícino ou de coco;
  • 3 colheres (sopa) de uma máscara hidratante de sua preferência.

Modo de preparo:

Em uma panela, acrescente o açúcar e deixe em fogo baixo até formar uma textura e cor de caramelo claro. Em seguida, desligue o fogo e acrescente o café coado e misture até ficar homogêneo. Tendo cuidado para não se queimar, transfira o resultado para um recipiente e aguarde esfriar. Assim que a mistura esfriar, adicione o azeite e a máscara hidratante. Mexa bem até obter um creme homogêneo novamente. Lave o cabelo com shampoo e água morna para abrir as cutículas e então aplique a receita mecha por mecha deixando agir por 30 minutos e depois enxágue bem. Para finalizar passe condicionador para selar.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close