Faça uma busca
|
Publicado em: 27 de dezembro de 2020

Botox capilar ou escova progressiva? Saiba o que seus cabelos precisam!

Conheça um pouco das duas técnicas e escolha a melhor para os seus cabelos.

Imagem: MilanMarcovik/iStock

Está sentindo que os seus cabelos estão fracos e sem vida? Talvez esteja na hora de escolher um tratamento para deixar as madeixas mais bonitas e saudáveis.

Porém, entre tantos tratamentos disponíveis, qual escolher? Duas opções que estão em alta nos últimos tempos são o botox capilar e a escova progressiva. Saiba um pouco mais sobre cada um desses procedimentos.

Leia também: Reconstrução capilar: o que é, vantagens e como fazer

Botox capilar

Foto: Anthony Paz - Photographer/iStock

O botox capilar possui nutrientes e proteínas que deixam o cabelo mais forte, sedoso e brilhante. O tratamento é indicado para pessoas com os cabelos danificados e quebradiços por conta do uso de chapinha, secadores ou até mesmo coloração e escovas que utilizam química. É uma boa opção para quem deseja hidratar os cabelos sem alterar sua estrutura.

O procedimento pode durar de 20 a 30 dias, dependendo da qualidade dos produtos utilizados. Sendo assim, é possível refazer o botox duas vezes no mês, intensificando os resultados.

Por ser um procedimento de hidratação, é viável fazer o botox capilar em casa. No entanto é importante ficar atento à composição do produto utilizado, pois alguns cremes para botox podem conter formol ou glutaralteído, componentes que são proibidos pela ANVISA.

Algumas marcas que oferecem esse tipo de tratamento capilar são: L'Oreal (Fiberceutic), Maria Bonita (Bttox Capilar BB Cream), Alfa Cabany (Bottox Capilar), Forever Liss (Botox Capilar Argan Oil e Botox Orgânico), entre outros.

Passo a passo de como fazer botox capilar em casa:

  • Lave o couro cabeludo duas vezes com shampoo anti-resíduos ou com o shampoo que vem na embalagem do creme de botox;
  • Seque cerca de 70% do cabelo (pode utilizar secador);
  • Divida o cabelo em mechas iguais;
  • Passe o produto ao longo dos fios, da raíz às pontas;
  • Deixe agir por aproximadamente 20 minutos;
  • Enxague bem com água corrente.

Escova progressiva para os cabelos

Foto: MilanMarcovik/iStock

A escova progressiva é um tratamento para alisar e hidratar os cabelos. O nome “progressiva” se dá porque, de forma progressiva, ou seja, em cada aplicação, os fios vão ficando mais lisos e menos volumosos.

Há algum tempo utilizava-se o formol para esse tipo de tratamento, porém essa substância foi barrada e hoje em dia só é permitido usar 0,2% do formol em tratamentos capilares.

O formol pode prejudicar bastante a saúde. Hoje já são utilizados outros produtos que podem dar um resultado semelhante e sem riscos para o cliente e para o profissional.

Tipos de escova progressiva:

Há alguns tipos de escova progressiva disponíveis no mercado; cada uma atende a um tipo de cabelo e necessidade.

Escova de chocolate: sua composição básica é feita de substâncias como cafeína, queratina, cacau, entre outras. A escova de chocolate não agride tanto os fios e o couro cabeludo, de forma que gestantes também não correm risco com alergias e outros problemas. Proporciona um aspecto de alisamento natural e com menos volume.

Escova inteligente: a melhor opção para cabelos mais soltinhos e fáceis de cuidar. Perfeita para quem tem cabelos ondulados e menos definidos, pois os deixa sem frizz e super sedoso!

Escova marroquina: opção ideal para os cabelos cacheados e ondulados. O efeito reluzente após a escova se dá por causa do óleo marroquino usado na aplicação. A escova marroquina deixa os fios leves e extremamente lisos.

Progressiva americana: o “segredinho” da escova americana é a guanidina, uma substância que dá um efeito de ouro nos cabelos, deixando-os lisos e saudáveis. É perfeita para cabelos cacheados e volumosos, proporcionando mais maciez, hidratação e brilho. E ainda tem longa durabilidade!

Foto: iprogressman/iStock

Escova de morango: Não se engane com o efeito liso proporcionado pela escova de morango! Esse tipo de procedimento deixa os fios fortes e saudáveis. Não há uma química pesada nessa técnica, pois aposta mais no efeito natural do cabelo, deixando-o apenas mais resistente e sedoso.

Escova indiana: A escova indiana utiliza 15 componentes químicos oriundos do Oriente Médio. Além de produtos que são altamente nutritivos para os cabelos, a escova ainda alisa e hidrata ao mesmo tempo. Após aplicar a máscara, pode lavar os fios ou até mesmo fazer outro procedimento!

Cuidados após o procedimento

É necessário adotar alguns cuidados após a escova progressiva. É importante ter o hábito de hidratar os cabelos sempre que possível. A progressiva cria uma camada que envolve os fios e os protege, garantindo uma maior durabilidade do produto. Mas, ao mesmo tempo, impede a produção da oleosidade natural do cabelo.

Assim, a oleosidade fica toda concentrada no couro cabeludo. Por isso, as pontas podem ficar ressecadas. Entra aí a importância da hidratação. Outra dica importante é evitar lavar os cabelos nos três primeiros dias após a escova, e evitar prender o cabelo.

Dessa forma, o liso vai durar muito mais tempo!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close