Como fazer chá de cavalinha e quais os benefícios

O chá de cavalinha é muito utilizado para combater a retenção de líquido, fortalecimento dos ossos e, até mesmo, emagrecimento.

Thaynara Firmiano | 29 de Março de 2021 às 10:00

Madeleine_Steinbach/iStock -

A cavalinha é uma erva medicinal com muitos benefícios. Muito utilizado para combater a retenção de líquido, o chá de cavalinha pode também auxiliar no tratamento de infecções urinárias, fortalecimento dos ossos e emagrecimento. 

A forma de consumo mais comum da cavalinha é através do chá, mas também existem cápsulas. Embora possa proporcionar diversos benefícios à saúde, o consumo da erva medicinal precisa ser moderado e, de preferência, deve ser feito com acompanhamento médico, por conta dos seus efeitos colaterais. 

Quais os benefícios do chá de Cavalinha?

A cavalinha é uma erva medicinal com muitos benefícios. (Imagem: LianeM/iStock)

A cavalinha possui uma série de benefícios e deve ser utilizada com moderação, para evitar problemas. Dentre os benefícios da cavalinha estão sua ação fungicida e bactericida, sendo eficaz em fungos como o da candidíase e bactérias como Staphylococcus aureus e Escherichia coli

Leia também: Chá de louro: aprenda a fazer e conheça os benefícios

Outro grande benefício da cavalinha é a sua ação diurética, que auxilia no combate à retenção de líquidos. Além disso, o chá auxilia no controle da pressão arterial, combate a infecção urinária e ajuda no tratamento de outras infecções e problemas do trato urinário. 

Por possuir também uma ação antioxidante, anti-inflamatória e desintoxicante, a cavalinha é capaz de auxiliar no processo de emagrecimento. Além disso, o consumo do chá pode auxiliar na queima de gordura localizada e ajudar na eliminação de líquidos que podem gerar aumento de peso.

Pele, unhas e ossos também se beneficiam com a cavalinha. A erva é rica em cálcio, fósforo e magnésio, que são importantes para o fortalecimento dos ossos. Além disso, a sílica presente na cavalinha favorece a saúde das unhas. Sua ação adstringente, anti-inflamatória e antioxidante são grandes aliados para uma pele saudável e hidratada. 

Quais as contraindicações do chá de Cavalinha?

O chá de cavalinha é contraindicado para grávidas e lactantes (Imagem: LianeM/iStock)

O chá de cavalinha possui muitos benefícios, no entanto não é recomendado para mulheres grávidas, lactantes e pessoas com pressão baixa, insuficiência cardíaca e doenças renais. Seu uso também não deve ultrapassar uma semana, exceto em caso de recomendação médica. 

O efeito diurético da cavalinha é certamente um benefício. No entanto, caso consumida em excesso, pode prejudicar a saúde, causando perda de sais minerais importantes. O consumo excessivo da cavalinha pode causar também: diarreia, fortes dores de cabeça, pancreatite, desidratação, fraqueza muscular e problemas cardíacos. 

Como preparar o Chá de Cavalinha?

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Ferva a água e, em seguida, coloque a cavalinha. Deixe descansar por cerca de 10 minutos e depois beba o chá. O ideal é que você consuma essa bebida após o almoço e o jantar.

Conheça outros chás que fazem bem para a saúde

Muitos chás possuem benefícios medicinais (Imagem: Creative-Family/iStock)

Existe uma série de chás que fazem bem para a saúde. Cada um age de uma forma diferente no nosso organismo. Confira abaixo uma lista de chás e seus benefícios:

Chá de gengibre: Tem ação bactericida, fungicida, antioxidante antisséptico e anti-inflamatório. Alivia náuseas mesmo em grávidas e pacientes quimioterápicos. 

Chá de erva-doce: Atua na melhora de cólicas intestinais e menstruais, combate o resfriado, aumenta a imunidade, tem ação diurética, diminui os sintomas da menopausa e combate a insônia.

Chá de hibisco: Atua no emagrecimento, melhora do funcionamento do fígado, pressão arterial, controle do colesterol e tem ação diurética.

Chá de boldo: Estimula o bom funcionamento do fígado, tem ação diurética, antioxidante, auxilia no tratamento da gastrite e intolerância alimentar e melhora os sintomas da ressaca.

Chá de canela: Atua no controle da glicose, colesterol e triglicerídeos. Além de ser eficaz no combate ao resfriado e sintomas da TPM.

Chá de louro: Tem efeito anti-inflamatório, melhora o funcionamento do fígado, ameniza cólicas menstruais e previne pedras nos rins. Tem efeito expectorante, calmante, ajuda no controle dos níveis de glicose e auxilia na digestão. 


Atenção:
Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico ou farmacêutico.