Faça uma busca
|
Publicado em: 22 de março de 2021

Chá de louro: aprenda a fazer e conheça os benefícios

Muito utilizada na culinária, a folha de louro possui também muitos benefícios medicinais.

Imagem: Elena Rui/iStock

As folhas de louro são uma grande conhecida da culinária brasileira. Mas, você sabia que o chá de louro possui um poderoso efeito medicinal? Isso mesmo, o chá de louro pode ser um grande aliado no tratamento, controle e cura de algumas doenças. Aprenda a preparar o chá de louro e conheça seus benefícios para a saúde.


Atenção:
Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico. Nunca tome medicamentos sem antes consultar um médico; principalmente se estiver em algum tipo de tratamento e fizer uso de outros medicamentos.


Quais os benefícios do louro?

O chá de louro possui uma série de benefícios comprovados. As folhas de louro são ricas em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C. Além disso, possui ação diurética, antifúngica, anti-reumática, anti-inflamatória, digestiva, estimulante, antioxidante e expectorante.

Leia também: Chá de gengibre: confira os benefícios para a saúde e como fazer

Dentre seus benefícios estão efeitos curativos. Um estudo comprovou que o louro pode auxiliar na cura e na diminuição da inflamação de feridas. Outros benefícios do louro são o tratamento em inflamações do fígado, auxílio na melhora e prevenção de pedras nos rins. 

Chá de Louro
O louro é uma folha poderosa e que pode auxiliar até mesmo no alívio de cólicas menstruais. (Imagem: Marina Bogachyova/iStock)

O louro também ameniza cólicas menstruais, infecções na pele e dores de cabeça. Um outro estudo apontou também que o uso das folhas de louro pode ajudar a reduzir os níveis de glicose. Sendo assim, o chá de louro pode ser um ótimo aliado no controle da diabetes. Seu efeito calmante auxilia na redução dos sintomas de estresse e ansiedade. O chá também atua no processo digestivo, aliviando sintomas da má digestão e também de gases. 

O chá de louro também pode auxiliar na melhora dos sintomas da gripe. Seu efeito expectorante auxilia na limpeza dos pulmões e eliminação de secreções. Além de seu efeito anti-reumático, auxilia no tratamento de reumatismos. 

Como fazer chá de louro?

Ingredientes:

  • 10 folhas de louro
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Coloque a água para ferver e, quando atingir o ponto de fervura, acrescente as folhas de louro. Deixe ferver por 3 minutos. Tape e reserve o chá e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Beba morno. 

Você também pode fazer algumas variações no chá adicionando outros ingredientes como: canela em pau, cravos, hibisco, limão e gengibre. 

Quando o chá de louro é contraindicado?

Chá de Louro
O chá de louro não é indicado para todo mundo. (Imagem: Nikolay_Donetsk/iStock)

O consumo do chá de louro é contraindicado para mulheres grávidas, pois possui efeito abortivo. Também não é indicado para bebês, crianças e lactantes.

O chá possui efeitos calmantes e se usado em excesso pode desacelerar o sistema nervoso e causar náuseas, cólicas abdominais, diarreia e dores de cabeça. Seu consumo em excesso também pode causar baixa na taxa de açúcar, levando à hipoglicemia. 

Outros chás bons para a saúde

Além do chá de louro, existem uma série de outros chás que podem fazer bem para sua saúde de diversas formas. A seguir você vai encontrar 4 desses chás.

Chá de boldo

O chá de boldo é conhecido por seus diversos benefícios. Ele estimula o bom funcionamento do fígado, auxilia na digestão e funcionamento do intestino. Além disso, possui ação diurética, antioxidante, auxilia no tratamento da gastrite e intolerância alimentar e melhora os sintomas da ressaca.

O boldo é contraindicado para bebês, crianças, grávidas e lactantes. Além disso, não deve ser usado para pessoas com inflamação das vias biliares,  hepatite aguda, pedra na vesícula, pancreatite, câncer de fígado ou da bile. Também não é recomendado o consumo por mais de 20 dias.

Chá de gengibre

O chá de gengibre é conhecido por sua ação bactericida, fungicida e antioxidante. Repleto de benefícios terapêuticos, o gengibre também é antisséptico e anti-inflamatório.

O chá atua no alívio de náuseas, até mesmo em grávidas e pacientes quimioterápicos. Atua no combate a má digestão e doenças respiratórias. Bem como na prevenção de gastrite e úlceras. Também é usado com o objetivo de emagrecimento.

Por ser um termogênico, atua na aceleração do metabolismo e aumento da temperatura. Quando atrelado a uma boa alimentação e práticas de exercícios, oferece grandes benefícios no emagrecimento. 

Chá de hibisco

O chá de hibisco é conhecido por sua ação no emagrecimento. Quando tomado antes das refeições, o chá de hibisco atua na quebra do carboidrato, o que impede a absorção e auxilia na perda de peso. Além disso, o hibisco atua na melhora do funcionamento do fígado, da pressão arterial, controle do colesterol e evita a retenção de líquido. 

Chá de canela

Estudos mostram que o chá de canela em pau pode auxiliar no controle dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, controla o colesterol e os triglicerídeos. Atua no combate ao resfriado e ameniza os sintomas da TPM. 

Chá de erva-doce

O chá de erva-doce possui diversas ações curativas. Ele auxilia na melhora de cólicas, sejam elas menstruais e intestinais. Bem como no combate ao resfriado, auxiliando ainda no aumento da imunidade.

O chá de erva-doce é um ótimo diurético, ajudando a evitar a retenção de líquidos, diminui problemas estomacais e atua na redução de gases. Além disso, a erva-doce ainda auxilia na diminuição dos sintomas da menopausa e na insônia.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close