Faça uma busca
|
Publicado em: 4 de junho de 2021

Como ensinar para seu filho a importância de escovar os dentes?

Confira nossas dicas para saber como ajudar seu filho a desenvolver esse hábito.

Imagem: cottonbro/Pexels

As crianças devem ser educadas para cuidar dos dentes desde bem pequenas. É muito mais fácil manter bons hábitos de saúde bucal adquiridos na infância do que tentar modificar maus hábitos depois que nascerem os dentes permanentes. Por isso, veja abaixo algumas dicas de como ensinar para seu filho a importância de escovar os dentes!

Explique de forma clara e objetiva

Crianças são naturalmente muito curiosas. Para que aceitem algo, especialmente hábitos novos, eles precisam entender. Você precisa encontrar uma maneira (e palavras) que sejam fáceis para que eles se relacionem e entenderem, explicando de forma objetiva que os alimentos que consumimos deixam bactérias em nossos dentes e gengivas, logo, se não os escovarmos, podemos ter cáries.

Leia também: Higiene pessoal infantil: quando é o momento certo para ensinar aos filhos?

É essencial não apenas criar o hábito de escovar os dentes regularmente, mas também educá-los sobre a importância disso. Uma ótima maneira de tornar isso mais interessante é inventar uma história engraçada. Dê nomes às bactérias e transforme-as em personagens como monstros com os quais seu filho precisa lutar, por exemplo. Isso tornará a experiência muito mais interessante e divertida.

Deixe seus filhos escolherem o próprio kit de higiene bucal

Não são apenas os pais que ensinam os filhos a fazer coisas; o contrário também é verdade. O que podemos aprender com eles é que até assuntos sérios como higiene bucal podem ser adquiridos de forma divertida. Quando estão se divertindo, as crianças aprendem coisas novas brincando. Para criar o hábito de seu filho começar a escovar os dentes regularmente, você precisa ser criativo. Uma das maneiras de fazer isso é comprar um kit de higiene bucal infantil, onde eles armazenarão todos os itens essenciais.

Você pode incluir coisas como fio dental ou uma pequena solução para lavagem da boca também. Quando se trata de itens essenciais de higiene dental infantil, há uma grande variedade de opções para escolher, de acordo com o que seu filho preferir. As crianças geralmente tendem a se relacionar com seus personagens de desenhos animados favoritos. Isso pode ser útil para ensiná-los sobre a importância de escovar os dentes.

Dê o exemplo

Crianças aprendem com o exemplo. (Imagem: Kampus Production/Pexels)

Embora os pais muitas vezes esperem que seus filhos obedeçam ao que eles mandam, é mais comum que os filhos ajam como seus pais. Dar um bom exemplo significa agir de acordo com as coisas que você diz. Tendo isso em mente, é uma boa ideia escovar os dentes junto com seu filho. Eles muitas vezes imitam as ações dos pais, mesmo sem estarem cientes disso. Quando você pratica bons hábitos de higiene bucal, seu filho perceberá que isso é importante não apenas para ele, mas para todos. Você pode torná-la uma atividade familiar divertida da qual todos gostarão.

As crianças gostam de se sentir envolvidas. Você pode pedir a elas ajuda para colocar a pasta de dente em sua escova de dente ou para terminar a história sobre como lutar contra as bactérias-monstros. Se você quiser ter certeza de que eles estão escovando os dentes corretamente, pode transformá-lo em uma competição de quem escova os dentes melhor. Criatividade é fundamental!

Faça disso parte de uma rotina diária

Para que seus filhos comecem a fazer as coisas regularmente, você precisa torná-los parte de sua rotina diária. No entanto, isso, às vezes, pode não ser fácil. Você precisa fazer isso sutilmente e ser persistente. Escovar os dentes é algo que seus filhos precisam fazer pelo menos duas vezes por dia, principalmente pela manhã e antes da hora de dormir. Dito isso, tente relacionar a higiene bucal com outra coisa, por exemplo, colocar ou tirar o pijama.

Se conseguir associar essas atividades ao tempo de escovar os dentes, será mais fácil criar o hábito. Além disso, tente seguir um cronograma. Faça as atividades no mesmo dia, porque as crianças respondem bem à rotina. Certifique-se de que a escovação dure no mínimo 2 minutos. Você pode ajustar o cronômetro ou tocar uma música no YouTube para que as crianças tenham um limite de tempo divertido e inspirador.

Faça visitas regulares ao dentista

Um dos medos mais comuns em crianças é o medo do dentista. Muitos adultos que também tem esse medo tendem a passá-lo para seus filhos. Se seu filho perceber que você tem medo de alguma coisa, é provável que ele também sinta medo. Quer o medo seja genuíno ou apenas uma imitação, é algo que você deve buscar prevenir. Visitar um dentista deve se tornar um hábito desde o início da vida de seu filho.

Você deve marcar a primeira consulta com 1 ano de idade ou alguns meses após o aparecimento dos primeiros dentes. Antes de ir ao dentista pela primeira vez, familiarize seu filho com ele. Encontre livros ou vídeos divertidos e educativos sobre o assunto. Você também pode levar seus filhos à consulta para que eles possam observar pela primeira vez. Conhecer o dentista é a chave para construir confiança. Isso tornará a experiência menos assustadora e mais agradável para todos.


fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close