Faça uma busca
|
Publicado em: 20 de maio de 2021

Higiene pessoal infantil: quando é o momento certo para ensinar aos filhos?

Carinho e paciência são as palavras-chave quando o assunto é educação infantil.

Imagem: monkeybusinessimages/iStock

É preciso paciência e perseverança para habituar uma criança pequena aos hábitos de higiene pessoal infantil. E isso inclui aprender a usar o banheiro, lavar as mãos, cortar as unhas, tomar banho, escovar os dentes etc. Contudo, é preciso saber a forma e a hora certa para ensinar os pequenos a cuidarem de si.

Mas, o que é higiene pessoal e por que ensiná-la para as crianças?

Por definição, higiene pessoal é o conjunto de cuidados diários que todas as pessoas devem ter consigo mesmas em relação ao próprio corpo. Escovar os dentes, tomar banho, cortar as unhas, utilizar fio dental, lavar as mãos com frequência: todos esses são hábitos de higiene pesssoal, os quais, apesar de simples, ajudam a manter o corpo asseado e a evitar doenças futuras.

Leia também: 8 boas maneiras que os pais devem ensinar ao seu filho

Ensinar estes hábitos para crianças é fundamental não apenas para incentivar a autonomia e independência delas desde cedo, mas para que elas mantenham esta rotina de cuidados durante toda a vida, tendo em vista que muito do que aprendemos na infância acaba sendo levado também para a vida adulta.

5 dicas para tornar a rotina de higiene pessoal infantil mais divertida

crianças lavando as mãos
É importante incentivar os hábito de higiene pessoal desde cedo, mas sem abrir mão da diversão. (Imagem: monkeybusinessimage/iStock)

Use recursos musicais

Que criança não ama música? Com elas, é possível incentivar bons hábitos de forma lúdica e divertida. Não a toa a canção "Chuveiro, Chuveiro" da dupla de palhaços Patati Patatá é tão famosa.

Considere a ajuda do YouTube

Se seu filho é uma criança um pouco maior e ama youtubers, que tal encontrar os que incentivam bons hábitos de higiene? Para além dos youtubers, há muitos desenhos animados disponíveis online para incentivar positivamente as crianças.

Use livros

Muitos personagens infantis queridos da criançada têm momentos em que praticam hábitos de higiene pessoal. Utilizar livros como os da Coleção Turma da Mônica e o Corpo Humano, por exemplo, para conversar com seu(sua) filho(a) e mostrar para ele como o corpo dele funciona pode ajudar.

Transforme a hora do banho

Muitas crianças não gostam de tomar banho pois para elas banho significa fim da brincadeira. Uma boa forma de ressignificar esse momento é transformá-lo em uma diversão. Faça penteados divertidos, leve brinquedos de borracha para o banheiro ou aproveite o momento para contar histórias divertidas, por exemplo.

Invente histórias e músicas com seu filho

Algumas crianças sentem medo de cortar unha ou cortar o cabelo. Para tentar contornar essa situação, tente inventar histórias com a criança para tornar aquele momento em um momento mais leve e divertido. Dessa forma você distrai a criança e ainda cria uma experiência positiva.

Quando é o momento certo para ensinar bons hábitos de higiene pessoal?

Muitas mamães e papais têm dúvidas acerca do melhor momento para começar a pôr a criança no urinol, por exemplo. Psicólogos afirmam que isso deve ocorrer quando a criança já tiver idade suficiente para compreender a sua utilidade – não vale a pena tentar ensinar a criança antes de ela ser capaz de aprender, e sentar um bebê no urinol depois da refeição é apenas aproveitar-se de um reflexo natural.

Por volta dos dois anos, dois anos e meio, a criança começa a desenvolver o interesse em aprender e também a ter controle sobre as funções corporais. E assim, a melhor maneira de ensinar é elogiar a criança sempre que ela use o urinol com êxito e não fazer comentários se isso não ocorrer. 

Cada criança tem seu tempo

Podem passar dias e semanas antes que você consiga incutir na criança o hábito. Mas não se preocupe e continue insistindo. Uma hora, ela aprenderá. 

Se após algum tempo de treino, a criança não der indícios de que está aprendendo, deixe de pressioná-la durante um mês e depois recomece. Evite ralhar, debochar ou fazer promessas, pois vai piorar a situação em vez de melhorá-la. A maioria das crianças já têm hábitos de limpeza por volta dos três anos e para de se molhar durante a noite por volta dos três e meio. 

Não deixe de conferir também a nossa matéria com dicas para saber quando é o momento para começar a deixar a criança escolher o que vestir!


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close