Faça uma busca
|
Publicado em: 26 de janeiro de 2021

Conheça os profissionais especialistas em saúde mental

Descubra quais são os profissionais que podem ajudar você a cuidar da saúde mental.

Imagem: shironosov/iStock

O mês de janeiro está chegando ao fim e com ele encerra-se mais uma edição da Campanha Janeiro Branco. Mas isso não quer dizer que o cuidado com a nossa saúde mental deva ser interrompido.

Leia também: Conheça 8 podcasts sobre saúde mental

Para ajudá-lo a continuar cuidando da sua saúde mental, nossa equipe preparou um guia com alguns profissionais que estão aptos a cuidar da sua saúde mental.

Psiquiatra

Todos os psiquiatras são médicos que se especializaram em Psiquiatria. A especialização completa leva de cinco a dez anos. Como médicos, os psiquiatras podem prescrever medicamentos e eletroconvulsoterapia, além de realizar “terapias pela palavra” – e, neste caso, passam por treinamento especial para se tornarem “psiquiatras especializados em psicoterapia”.

Psicólogo

Os psicólogos não são médicos, embora possam receber o título de “Dr.” depois de fazerem um doutorado. O curso de Psicologia é seguido por vários anos de treinamento em nível de pós-graduação, caso o profissional deseje atuar e especializar-se em um dos diversos ramos da Psicologia. Esses profissionais avaliam a função do encéfalo. O psicólogo clínico também trata pacientes, em geral empregando alguma forma de terapia cognitivo-comportamental, embora alguns tenham treinamento em outras formas de terapia pela palavra ou psicoterapia. O psicólogo do desenvolvimento tem interesse especial em transtornos mentais infantis. O psicólogo, por não ser médico, não está habilitado a prescrever medicamentos.

Terapeutas e conselheiros

Muitas pessoas podem se autodenominar “terapeutas”, uma vez que existe uma série de procedimentos que se autodefinem como “terapias”. No entanto, a maioria das terapias convencionais possui organizações profissionais respeitáveis às quais os terapeutas podem se associar. Ao procurar um terapeuta que não seja membro de uma organização profissional, você o faz por sua própria conta e risco. Diversos profissionais atuam nessa área:

  • psicoterapeuta é todo profissional que emprega a terapia pela palavra em um nível mais complexo do que um conselheiro – pode ser um psiquiatra ou psicólogo;
  • psicanalista é um médico especializado nos tipos de terapia desenvolvidos por Sigmund Freud e seus sucessores – por ser médico, pode prescrever medicamentos;
  • conselheiro oferece orientação em contexto menos estruturado do que um psicoterapeuta, mas ele pode oferecer ajuda de curta duração a um cliente que esteja passando por uma situação traumática que acarreta mudanças na vida, como luto ou divórcio – o treinamento recebido por um conselheiro varia de algumas semanas a vários anos.
  • arteterapeutas e dramaterapeutas utilizam recursos artísticos para ajudar os pacientes a expressar sentimentos que seriam difíceis de expor de outro modo.
  • terapeutas alternativos podem oferecer tratamentos úteis para pessoas com problemas de saúde mental. Essa categoria inclui hipnoterapeutas, aromaterapeutas, terapeutas nutricionais e outros.

Enfermeiro

Os enfermeiros com capacitação específica em saúde mental exercem um papel importante nos serviços de saúde mental. Esses profissionais atuam ao lado de clínicos gerais, psiquiatras, assistentes sociais e outros profissionais de saúde.

Assistente social

Sejam ou não especializados em saúde mental, esses profissionais são fundamentais na prestação de serviços de saúde mental. É importante não subestimar o papel que os estresses sociais, como problemas financeiros, habitacionais ou de desemprego, exercem sobre a saúde mental das pessoas.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados