Faça uma busca
|
Publicado em: 2 de janeiro de 2021

5 dicas para cuidar das suas lentes de contato

Práticas e fáceis de usar, as lentes de contato demandam alguns cuidados. Confira!

Imagem: Giselleflissak/iStock

Para quem não é muito adepto de óculos, usar lentes de contato pode ser uma boa opção. Atualmente, há lentes de diversos modelos e materiais. E algumas são tão confortáveis que é possível até mesmo esquecer-se de tirá-las.

Leia mais: Coceira nos olhos – o que pode ser e como tratar?

No entanto, esse é um dos equívocos que podem levar a serias complicações, como infecção nos olhos por fungos e até mesmo cegueira. Por isso, se você escolheu usá-las, é preciso ter alguns cuidados extras com a higiene.

Confira a seguir algumas dicas.

5 dicas para cuidar das lentes de contato

lentes de contato
Guarde as lentes em estojo próprio. (Imagem: Daniil Dubov/iStock)

1. Depois de tirar as lentes de contato, guarde-as

Quando você não estiver mais usando suas lentes de contato, guarde-as imediatamente em um estojo próprio de proteção com uma solução multiúso adequada.

Desse modo, além de limpá-las, a solução irá conservá-las, evitando assim a proliferação de fungos e micróbios.

2. Vai usar soro fisiológico?

Muita gente comete o erro de higienizar as lentes de contato apenas com soro fisiológico. Na verdade, o soro pode sim ser utilizado, mas somente após a limpeza com a solução multiúso.

O soro não tem ação bactericida, que é importante para evitar infecções oculares. Além disso, ele também não é capaz de remover as gorduras e impurezas das lentes. Por isso, use o soro apenas apenas para enxaguar as lentes, depois de já aplicada a solução.

3. Na hora de manusear as lentes de contato…

Lave bem suas mãos com sabonete neutro ou antibacteriano antes de manusear as lentes de contato. Em seguida, seque-as com uma toalha limpa e que não solte fiapos.

É importante manter as unhas bem curtinhas, para evitar acúmulo de sujeiras e possíveis danos às lentes, que podem rasgar se forem manuseadas incorretamente.

4. Atenção ao tempo de uso

Permanecer tempo demais com as lentes de contato também pode ser perigoso para a saúde ocular.

Por isso, siga as instruções de seu oftalmologista, respeitando o tempo de uso por ele determinado. Além disso, não durma com as lentes.

5. Substitua as lentes quando for necessário

Cada tipo de lente possui um período de uso indicado. Por isso, para evitar irritação nos olhos e desgaste da visão, é essencial obedecer as indicações do fabricante e do oftalmologista.

Caso opte pelas lentes de descarte diário, troque-as todos os dias, sem falta.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados