Faça uma busca
|
Publicado em: 29 de maio de 2021

7 dicas de como fazer o bebê dormir a noite toda

Precisa saber como fazer o bebê dormir a noite toda e não sabe por onde começar? Leia as nossas dicas.

Imagem: John Finkelstein/Pexels

É mamãe ou papai de primeira viagem e está tendo dificuldades com o sono do seu bebê? Saiba que isso é normal e totalmente esperado. Alguns bebês podem começar a dormir a noite toda antes dos seis meses, enquanto outros podem chegar até o primeiro aninho ainda com muitas interrupções durante a noite. No entanto, com alguns cuidados específicos, é possível acelerar esse processo e ajustar o sono do seu bebê mais cedo.

Confira aqui nossas dicas e saiba como fazer o bebê dormir a noite toda:

1. Estabeleça uma rotina para a hora de dormir

Leia também: 13 dicas para escolher o berço ideal para o seu bebê

Nunca é muito cedo para começar uma rotina de sono. Ela deve ser simples e sustentável, para que você possa fazê-la todas as noites. Mesmo a menor mudança na rotina do seu bebê pode deixá-lo desanimado e fazer com que ele acorde de repente com mais frequência à noite. Inclua atividades calmantes e relaxantes às quais seu bebê parece reagir. A rotina na hora de dormir pode ser onde você cria associações positivas de sono para seu bebê.

2. Ensine seu bebê a se acalmar sozinho aos poucos

Quando seu bebê acorda no meio da noite e chora, é sempre bom ir ver como ele está. No entanto, é importante tentar limitar o seu tempo ali com ele. Deixe claro que ainda é hora de dormir, não de brincar ou comer. Coloque a mão no peito deles por alguns momentos para acalmá-los e, em seguida, saia da sala. Isso pode ajudar o seu bebê a aliviar a ansiedade de separação e voltar a dormir, assim, ajudando seu bebê a aprender a se acalmar.

neném segurando o dedo da mãe
Tente ensinar seu filho a ir se acalmando sozinho aos poucos. (Imagem: Lisa/Pexels)

3. Comece o desmame com as mamadas noturnas

Depois de obter autorização do seu pediatra para interromper as mamadas noturnas, você deve começar a reduzi-las lentamente. Em muitos casos, a alimentação se torna uma associação de sono porque você alimentou seu bebê toda vez que ele acordou. No entanto, só porque isso não é mais necessário, não significa que seu bebê não vai querer mais. Lentamente, desmame-o das mamadas noturnas, alimentando-o com menos frequência à noite em alguns dias ou uma semana para acostumá-lo a não se alimentar toda vez que acordar.

4. Siga uma programação durante o dia

Certifique-se de que seu bebê esteja dormindo a quantidade certa durante o dia para prepará-lo para ter a quantidade certa de sono noturno. Como recém-nascidos, os bebês não conseguem diferenciar entre dia e noite, então eles apenas dormem o tempo todo. À medida em que crescem, começam a dormir períodos mais longos, sendo a maior parte à noite. Se eles dormirem muito durante o dia, eles não dormirão tanto tempo à noite.

5. Mantenha um ambiente calmo

O ambiente pode ser tudo! Mantenha o ambiente em uma temperatura confortável, certifique-se de que ele permaneça escuro e até mesmo tente adicionar um pouco de ruído branco lá. Enquanto o mais suave dos sons pode perturbar seu bebê à noite, o ruído branco fornecerá um som consistente e suave para ele adormecer e irá abafar quaisquer outros ruídos que aconteçam pela casa.

bebê deitado em cima da cama
É importante tentar estabelecer uma rotina em relação à hora de dormir do bebê. (Imagem: Helena Lopes/Pexels)

6. Atenha-se a um horário adequado para dormir

Colocar seu bebê para dormir mais tarde na esperança de que ele durma mais tarde de manhã provavelmente não funcionará. Se você está seguindo um cronograma, é importante manter uma hora de dormir regular para o seu filho, para mantê-lo na linha. Os recém-nascidos não têm hora definida para dormir, porque eles apenas dormem quando precisam. No entanto, por volta dos 3 meses de idade, você pode começar a estabelecer uma hora de dormir saudável para acompanhar sua rotina de sono.

7. Seja paciente

Se o seu bebê estava dormindo durante a noite sozinho antes e parou de repente, pode ser uma regressão do sono ou falha de crescimento. Os surtos de crescimento geralmente duram apenas alguns dias, e então seu bebê deve retornar aos padrões normais. As regressões do sono de bebês, incluindo a infame regressão do sono de 4 meses, geralmente duram de 1 a 4 semanas. Seja paciente em momentos como este e concentre-se no fato de que vai passar.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close