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Publicado em: 8 de janeiro de 2022

6 dicas para um café da manhã mais saudável

Comece bem o dia com esses truques simples!

Imagem: ribeirorocha/iStock

Sem dúvidas, você já ouviu dizer que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, não é mesmo? Pois saiba que esse não é apenas um dito popular. De fato, estudos mostram que para se ter uma dieta saudável, o desjejum não deve ser pulado. De acordo com pesquisas, ficar sem café da manhã pode aumentar o risco de obesidade e diminuir a energia ao longo do dia. 

Leia também: Entenda por que você não deve pular o café da manhã

Além disso, é importante não comer qualquer coisa depois de acordar, mas escolher alimentos saudáveis. Em outro post, reunimos 9 opções de receitas para a primeira refeição do dia. Confira a seguir 6 dicas simples para você ter um café da manhã mais rico e, assim, começar melhor o dia.

Beba suco de tomate 

Em vez de suco de laranja, beba um suco de tomate com baixo teor de sal no café-da-manhã. Alimenta mais, é pouco provável que aumente o açúcar no seu sangue e fornece mais nutrientes e fibras.

Experimente uma vitamina 

Que tal beber a sua fruta em vez de comê-la? É só jogar um punhado de frutas vermelhas: morango, mirtilo, framboesa, com uma banana picada e uma maçã fatiada (mas não descascada), um pêssego ou pêra no liquidificador. Acrescente leite e um pote de iogurte desnatado e bata até a mistura ficar homogênea. Ou substitua o leite e o iogurte por leite de soja ou suco de fruta fresca.

Misture os cereais meio a meio 

Comer cereais integrais, ricos em fibra, pode dar a sensação de mastigar papelão. Assim, experimente misturar esses nutritivos grãos com algo um pouco mais leve. Acrescentar uma colher de sopa de grãos integrais ao cereal favorito dos seus filhos é uma boa pedida. Ou escolha um cereal matinal rico em fibras, como o All Bran.

Acrescente uma pitada de canela 

Muitos estudos sugerem que pequenas quantidades de canela consumidas diariamente podem ajudar a manter o açúcar no sangue num nível saudável e baixar o colesterol em até 30%. Polvilhe aproximadamente 1⁄2 colher (chá) de canela no seu cereal matinal ou por cima do seu café, ou misture uma generosa pitada à sua vitamina de frutas.

Junte mirtilos (blueberries) ao cereal 

Estudos mostram que esses pequeninos frutos roxos estão repletos de valiosos antioxidantes que podem desacelerar o envelhecimento do cérebro e proteger a memória. Experimente amassá-los com queijo macio, de baixo teor de gordura, e espalhar na torrada. 

Escolha ovos 

Se você está controlando o peso, ovos – pochés, mexidos ou cozidos – são uma ótima pedida no café-da-manhã. Pesquisas mostram que nos dias em que as pessoas comeram ovos no desjejum, seu consumo calórico geral foi mais baixo. Se você tem colesterol alto, pergunte ao seu médico quantos ovos pode consumir por semana.

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