Entenda como alimentação e estilo de vida podem ajudar nos seus estudos

Estudar requer uma grande quantidade de energia física e mental. Por isso é importante cuidar da saúde, planejando bem a sua alimentação.

Douglas Ferreira | 23 de Agosto de 2021 às 14:00

ASIFE/iStock -

Estudar requer uma grande quantidade de energia física e mental. E, durante a faculdade, pode ser a primeira vez que muitas pessoas têm a responsabilidade de tomar conta de si. Toda a tensão causada por provas e trabalhos, dinheiro limitado e noites mal dormidas pode prejudicar a sua saúde silenciosamente. Contudo, é muito mais fácil lidar com tudo isso se você cuidar da sua saúde, planejando a sua alimentação.

Para alguns estudantes, não é fácil fazer refeições regulares sempre. Você pode ficar tentado a comer alimentos com baixo valor nutritivo – principalmente tarde da noite, quando está muito cansado para cozinhar.

Leia também: Como ter uma alimentação balanceada e saudável

Tente comer algo antes de sair, para não se sentir faminto no fim da noite. Uma alimentação regular, baseada em alimentos muito calóricos e pouco nutritivos, vai afetar sua agilidade mental e sua saúde física. Noites longas, prazos para terminar trabalhos e refeições apressadas podem, rapidamente, causar deficiências de vitaminas e minerais. Quando chegar a época de provas, ou quando você tiver um prazo apertado para entregar um trabalho, seu corpo pode não ter, em seu sistema imunológico, as reservas nutricionais de que precisa para lidar com o estresse adicional.

A importância do fator psicológico e da alimentação

Assim como as influências práticas em seu estilo de vida, como a pressa e as finanças, afetam seus hábitos alimentares, outros fatores também podem afetá-los. A ansiedade, o estresse, dietas, são alguns exemplos.

O bom funcionamento do corpo está diretamente ligado à qualidade do alimento que você come, então, consuma o maior número de nutrientes que puder. Uma boa saúde, porém, não depende apenas de uma boa alimentação – álcool, cigarro, drogas e falta de exercício, todos têm um preço alto, pois afetam sua saúde e sua agilidade.

Se você não tem tempo para cozinhar algo substancial, as frutas são uma ótima alternativa. Habitue-se a comer um pouco todos os dias.

Frutas cruas e legumes são ricos em flavonoides. Tais nutrientes, juntamente com a vitamina C, o betacaroteno e a vitamina E, ajudam a combater doenças e fornecem energia extra. E você não precisa comprar frutas caras para aproveitar esses benefícios; laranjas e maçãs são baratas e ricas em vitaminas.

Alimentos para vegetarianos

Se você é vegetariano ou vegano, precisa tomar cuidado com o que come para obter o máximo de nutrientes possível. Os veganos não comem nada de origem animal; então, produtos de soja são valiosas fontes de vitaminas e minerais.

É importante garantir o consumo de ferro. Vegetais de folhas verdes, como o repolho, por exemplo, brócolis e damasco seco, são boas opções. Outro mineral importante é o cálcio. Batata, milho-verde e laticínios são ótimas fontes, por exemplo.

Ovos e leite são boas fontes de vitamina B12, mas, como a vitamina B12 só é encontrada em alimentos de origem animal, os veganos têm de obtê-la por meio de cereais enriquecidos ou de suplementos.

Suplementos: tomar ou não tomar?

É melhor obter nutrientes por meio de uma grande variedade de alimentos, mas, se você não come uma grande diversidade – por estar de dieta ou ter uma intolerância alimentar –, é uma boa ideia tomar diariamente um complexo multivitamínico e um suplemento mineral.

Eles não precisam ser caros e um por dia pode fazer toda a diferença nos níveis de energia e agilidade. Mas lembre-se sempre de consultar o seu médico e o nutricionista para fazer um acompanhamento.

Fumantes correm mais risco de ter deficiência de alguma vitamina. Eles precisam de mais vitaminas antioxidantes C, E e betacaroteno.

As vitaminas do complexo B, riboflavina, tiamina e niacina, são todas essenciais para a liberação de energia do alimento e vão, portanto, ajudá-lo a manter seu sistema imunológico em ótimas condições. Dessa forma, se você não come muitos laticínios, castanhas, nozes e grãos integrais, seria conveniente tomar um suplemento de complexo B.

A necessidade de vitamina C aumenta em períodos de estresse, quando você fica mais vulnerável a infecções virais, como resfriados. Tome 500 mg de ácido ascórbico diariamente antes e durante a época de provas.