Faça uma busca
|
Publicado em: 26 de fevereiro de 2022

Entenda como cuidar dos dentes do seu pet

Rayane Santos
Última atualização: 8 de fevereiro de 2022
Por: Rayane Santos

Saiba o que fazer para manter os dentes do seu animal em boa forma.

Entenda como cuidar dos dentes do seu pet Imagem: Inna Postnikova/iStock

Como nossos animais não podem cuidar dos dentes, é importante os tutores entenderem a necessidade da higiene bucal. 

Os problemas dentários são comuns, e é alarmante que a maioria dos animais apresente sintomas de doença dental ou periodontal aos 3 anos. Os cães adultos têm 42 dentes, dez a mais do que os seres humanos. Continue lendo e descubra a importância da higiene bucal de seu pet. Além disso, confira dicas sobre como apresentar e fazer a escovação.

A importância da higiene bucal

Leia também: 10 dicas para seus animais de estimação viverem mais

A saúde dentária de seu animal é tão importante quanto a sua, e devia receber cuidados diários. É bom pedir ao veterinário que lhe mostre como são os dentes e gengivas saudáveis para que você consiga identificar os problemas.

A doença das gengivas é muito comum em animais e começa quando a saliva e as partículas de comida se acumulam nos dentes, formando uma placa mole que depois endurece e vira tártaro. Se o tártaro não for removido, podem surgir pus e inflamação na linha da gengiva, permitindo um acúmulo maior de bactérias. Isso causa gengivite e doença periodontal.

As raças de cães pequenos, assim como os gatos persas e outras raças de rosto achatado, têm mais probabilidade de desenvolver doença periodontal, pois seus dentes ficam amontoados numa boca pequena. Fica mais fácil a comida se prender entre os dentes e provocar o acúmulo de bactérias.

4 dicas para manter dentes saudáveis

Incentive a mastigação

Ossos crus e produtos dentais especializados incentivam os animais a roer, ajudando a remover a placa e a espalhar a saliva protetora em torno dos dentes. Pescoço de frango cru pode ser bom para gatos e cães pequenos, e ossos crus de carneiro ou bovinos funcionam bem para cães maiores. No entanto, nem todo cão ou gato deve receber ossos; se não tiver certeza, converse com o veterinário para confirmar a necessidade de seu animal. Nunca dê ossos cozidos aos animais, porque podem rachar e ferir a garganta ou o intestino.

Adote o hábito da escovação

Escovar os dentes de seu animal regularmente vai mantê-los limpos. Existem escovas de dente de dedo projetadas especialmente para eles e pasta de dente preventiva com sabor para animais. O segredo é começar a escovar quando o animal for ainda pequeno, usando apenas uma compressa de gaze enrolada no dedo, para que ele se acostume com a rotina. 

Marque checapes regulares

A verificação profissional dos dentes pelo veterinário pode incluir radiografias, limpeza total com anestesia e, às vezes, a remoção de dentes.

Como apresentar a escovação

Comece devagar, com sessões rápidas de até um minuto e muitas guloseimas. Ajude seu animal a se acostumar com a limpeza dos dentes mergulhando a escova em caldo de frango ou de carne, ou use apenas água. 

Tente escovar uma ou duas vezes alguns dentes, aumentando aos poucos o volume de escovação conforme o animal ficar mais à vontade. Comece na frente da boca, porque é mais fácil o animal aceitar. 

Vá para os dentes inferiores e superiores de trás. Segure a escova em ângulo em relação aos dentes e escove suavemente em movimentos circulares. Preste muita atenção no ponto onde os dentes se encontram com a gengiva.

Pela Dra. Katrina Warren 

A Dra. Katrina Warren é veterinária em Sydney, na Austrália. Apresentou vários programas de TV sobre animais de estimação na Austrália e no canal Animal Planet, nos Estados Unidos.

Gostou dessa matéria? Ela faz parte da edição de fevereiro da Revista Seleções. Confira esse e outros artigos dessa edição em nossa Biblioteca Digital!