Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 29 de junho de 2021

Escovas faciais: dermatologista explica para que servem e como usar

Com as escovas faciais você terá limpeza e massagem de uma só vez

Imagem: dolgachov/iStock

A escova facial é um dos principais acessórios com presença marcada nas rotinas de skincare. Atualmente, é possível encontrar diversos modelos de escovas faciais – como as manuais, geralmente feitas com cerdas de silicone, e as escovas elétricas, que facilitam ainda mais o processo de limpeza da pele, uma vez que já proporcionam os movimentos circulares.

Leia também: Sugador de cravos realmente funciona? Confira!

No entanto, apesar de sua popularidade, esses acessórios ainda têm dado o que falar. E isso porque enquanto muitos defendem seu uso, outros dizem que ele não faz tanta diferença assim. Será?

De acordo com a dermatologista Vanessa Perusso, a escova facial é responsável por otimizar o processo de limpeza da pele, removendo as impurezas não eliminadas na higienização diária por meio de uma leve esfoliação. Para entender melhor, a especialista responde às principais dúvida sobre o item. Confira!

5 perguntas respondidas sobre as escovas faciais

escovas faciais como usar
As escovas faciais oferecem limpeza e massagem para o rosto. (Imagem: Svitlana Hulko/iStock)

Para que servem as escovas faciais?

Vanessa Perusso: A escova de limpeza facial serve para otimizar a limpeza do rosto. Entre suas principais funções estão a higienização profunda, ação que o sabonete por si só não é capaz de realizar; a remoção de células mortas, o que ajuda a desobstruir os poros, evitando o acúmulo de resíduos e amenizando quadros de cravos e espinhas; além de melhorar a circulação sanguínea e ajudar na absorção de outros produtos aplicados na sequência, durante o skincare.

Como escolher a escova facial mais adequada?

Perusso: A escolha da escova facial depende do tipo de pele. Para peles sensíveis, indico escovas com cerdas de nylon extramacias que realizam uma limpeza profunda de forma mais delicada. E, para peles que não sofram com nenhuma sensibilidade, indico as escovas de silicone que também limpam de forma suave, além de esfoliar e ativar a circulação do rosto.

Com qual produto usar?

Perusso: As escovas faciais devem ser usadas com sabonetes, géis ou espumas de limpeza com texturas suaves. Nunca com esfoliantes. No caso de sabonetes em barra, é preciso fazer espuma com ele nas mãos, aplicar sobre o rosto e, então, fazer a limpeza com o acessório.

Como usar?

Perusso: Antes de começar, molhe o rosto. Em seguida, aplique o sabonete, o gel ou a espuma de limpeza sobre as cerdas e faça movimentos circulares em toda a área. Se a pele for mista ou oleosa, é preciso dar mais atenção à zona T. Porém, se for sensível, use menos força e faça círculos suaves. O processo pode ser feito por cerca de 1 minuto. Por fim, enxague o rosto e aplique um hidratante indicado para o tipo de pele correto, assim é possível evitar ressecamento de peles já secas e efeito rebote em peles com maior produção de sebo.

Com que frequência usar?

Perusso: Para peles secas ou sensíveis, as escovas faciais podem ser usadas 1 vez por semana. Para peles mistas e oleosas, podem ser usadas até 3 vezes por semana.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados