Especialista fala dos benefícios e riscos dos produtos para acne

A acne atinge mais da metade da população brasileira. Dra. Isabela Neiva fala sobre as causas da acne e receitas naturais caseiras.

Thayane Maria | 13 de Agosto de 2021 às 15:32

dimid_86/iStock -

A acne é uma doença de pele que atinge mais da metade da população brasileira. Os seus sintomas são inflamações cutâneas em algumas áreas do corpo, principalmente no rosto e nas costas. Apesar da influência de fatores alimentares e de genética, grande parte da sua origem é de cunho hormonal. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a acne atinge 56,4% da população adulta do país.

O que é acne?

Especialista fala dos riscos e benefícios dos produtos para acne.

A acne é uma condição cutânea que causa processos inflamatórios na pele. Os sintomas são vermelhidão, dor e ardência que têm origem nas feridas inflamatórias – as famosas espinhas -, que geralmente carregam uma secreção esbranquiçada por dentro. No geral, se as espinhas forem espremidas, no intuito de reduzir a dor e a vermelhidão, as chances da pele de formar cicatrizes é muito grande.

Causas da acne

A acne tem muitos graus de gravidade, que variam de acordo com as causas da doença. A médica dermatologista Isabela Leiva, formada pela Fundação UnirG, é especialista em doenças de pele pelo Instituto BWS e membro do hospital dermatológico Puerta del Mar, na Espanha.

Segundo ela, o consumo de alimentos com muito açúcar é uma das principais causas da acne. “Sabemos que alimentos com elevados índices glicêmicos pioram o quadro de acne, mesmo que sejam frutas. Por exemplo, a melancia é uma fruta, mas ela tem um alto índice glicêmico, ou seja, ela tem bastante açúcar, e seu consumo pode piorar o quadro de acne”, exemplificou Isabela.

Uma rotina nutricional baseada em muito açúcar pode piorar a acne, além de influenciar o surgimento naqueles que já têm um histórico familiar da doença. Mas, este não é o único fator que causa a acne.

De acordo com a dermatologista, a acne é consequência de desordens hormonais. “Há os hormônios androgênios, que são os hormônios responsáveis pelas características masculinizantes, tal como oleosidade, acne, ou queda de cabelo, e os pacientes podem ter uma hipersensibilidade dos receptores desses hormônios androgênicos e tendem a desenvolver mais facilmente os quadros da doença”, explicou a especialista.

Leia também: Truques infalíveis para manter a hidratação da pele no inverno

Além disso, a acne pode ser o resultado de outras doenças hormonais, como a síndrome do ovário policístico. De acordo com dra. Isabela, mulheres com esta condição quase sempre apresentam acne. “Mulheres com a síndrome do ovário policístico geralmente apresentam quadro acneico. Mas, na fase da puberdade, em que acontece o aumento natural dos hormônios e uma oscilação deles, a existência das acnes é esperada tanto em meninos quanto em meninas”, contou a dermatologista.

A relação da acne com o estresse

O que poucos sabem é que o estresse é um fator muito presente nos quadros de acne na idade adulta. É cientificamente comprovada a relação entre acne e estresse.

“Em períodos de muito estresse, o corpo aumenta a liberação do hormônio cortisol e, em consequência disso, ocorre o aumento de hormônios androgênios”, explicou Isabela. Segundo ela, a partir deste processo, acontece o aumento de secreção de óleo através das glândulas sebáceas, resultando no surgimento ou no agravamento da acne em adultos.

Leia também: Acne em adultos: dermatologistas explicam o que fazer

Acne x skincare

Especialista fala dos riscos e benefícios dos produtos para acne.

Nos últimos anos, a rotina de skincare – ou o tratamento e cuidados com a pele – ficou bastante conhecida e popular, especialmente durante o isolamento social, proporcionado pela pandemia da Covid-19. Mulheres, homens, celebridades, dermatologistas, esteticistas, blogueiras…a skincare tomou conta das redes sociais e tornou-se quase impossível ficar de fora desta tendência.

No entanto, os especialistas aconselham sobre os riscos dos tratamentos caseiros para pele, especialmente se forem feitos a partir de produtos naturais: “O grande problema do uso de receitas caseiras é que muitos produtos utilizados para isso podem causar um problema de pele que chamamos de fitofotodermatose, que é quando alguma substância existente na planta ou no fruto entra em contato com a pele e faz uma fotossensibilização. Isso significa que, quando exposto a radiação solar, pode causar queimaduras ou manchas na pele”, explicou a dermatologista Isabela Neiva.

Segundo a Dra. Isabela, um exemplo clássico é a reação que ocorre na pele que está com resíduos de limão, ou de outras frutas cítricas, quando é exposta ao sol. Entretanto, a mesma reação ou outras inflamações piores podem ocorrer com arrudas e diversas outras plantas muito populares em receitas caseiras de skincare.

Qual é o skincare mais adequado para pessoas com acne?

De acordo com a médica dermatologista, dra. Isabela Neiva, o skincare mais adequado para pacientes com quadros de acne deve começar com a higienização da pele por um sabonete que contenha ácido salicílico, uma substância adstringente que remove o excesso de gordura.

Além disso, é essencial controlar a oleosidade, e nos casos mais graves, de acne inflamatória ou lesões pustulosas, unir os cuidados da pele com antibióticos tópicos.

Dessa forma, o uso de sérum ou gel são mais indicados para o tratamento da pele com acne. Substâncias cremosas, como cremes faciais e hidratantes estimulam o desenvolvimento de oleosidade nas glândulas sebáceas, o que piora a acne.

Também é importante escolher bem as marcas e produtos para a skincare. De acordo com dra. Isabela, é essencial buscar por substâncias anti-inflamatórias na composição dos produtos, como niacinamida e acido glicólico.

Acne tem cura?

De acordo com a especialista, a cura da acne depende unicamente da sua origem. “A cura da acne necessita da identificação da sua causa. Se for hormonal, é necessário corrigir os distúrbios hormonais para ela que se resolva por completo”, contou a dermatologista.

Tratamento médico

O tratamento dermatológico deve ser feito de acordo com as causas da doença. Segundo a dermatologista, a acne é uma doença que pode ser classificada em vários graus. “Pode ser acne comedoniana não inflamatória, ou uma acne inflamatória de grau leve, moderado ou grave. Seja qual for, o tratamento adequado vai depender do tipo de acne”, explicou Isabela.

Nos casos de acne comedoniada, ou seja, a acne no grau mais leve e composta geralmente pelos famosos cravos, o tratamento consiste na diminuição da oleosidade da pele, realizando limpeza de pele regularmente e removendo os comedos (cravos).

O uso de algumas substâncias que são queratolíticas também ajuda a desobstruir os poros e a remover o acúmulo de queratina da pele. “Para as acnes inflamatórias, dependendo do grau em que ela se encontra, na maioria das vezes são utilizados medicamentos com antibióticos, sejam eles via tópica ou oral”, avaliou Isabela. Produtos que contenham saleno e tretinoína tópica são muito indicados para o tratamento da acne.

Tratamentos naturais e produtos caseiros

Além do tratamento médico regular, muitas pessoas têm buscado alternativas naturais para o cuidado com a pele. Apesar de alguns tratamentos caseiros conterem riscos, existem algumas receitas que são muito indicadas pelos dermatologistas. De acordo com Isabela, os produtos caseiros ou naturais devem ser utilizados junto com os remédios indicados por um profissional.

Algumas alternativas naturais que trazem muitos benefícios para a pele são:

O chá de hortelã e o vapor da hortelã possuem substâncias calmantes e anti-inflamatórias. Mas, de acordo com a dermatologista, não se deve realizar a aplicação da folha de hortelã diretamente na pele, por conta de um potencial irritativo devido à presença de mentol.

O óleo de coco é uma excelente fonte de hidratação para a pele e para os cabelos. O mel, especialmente, encontra no própolis um poder anti-inflamatório muito grande e pode ser utilizado em todos os tipos de pele.

O bicarbonato é indicado para fazer esfoliações, já que ele possui o potencial de clarear manchas e queimaduras. Mas, é preciso tomar cuidado, pois ele tem uma substância alcalina e pode lesionar a pele em regiões que já estejam com algum tipo de ferimento e abertura. Deve-se atentar também a uma rotina constante de esfoliação. Mas, em excesso, a esfoliação com bicarbonato de sódio pode trazer irritação e aparecimento de lesões avermelhadas na pele.

A babosa é uma excelente fonte cicatrizante e anti-inflamatória para pele e pode ser utilizada em todos os tipos de pele e rotinas de skincare.

A camomila é um anti-inflamatório natural, e tanto as folhas da planta quando o chá de camomila podem ser utilizados na pele.