Estudo revela que bebidas adoçadas aumentam risco de câncer colorretal

Estudo revelou a associação entre bebidas adoçadas e câncer colorretal de início precoce. Fique por dentro e entenda como se prevenir!

Julia Monsores | 26 de Maio de 2021 às 14:00

dolgachov/iStock -

Considerado por muitos uma opção saudável, o consumo de sucos adoçados no café da manhã é bem comum.No entanto, um estudo publicado no Journal Gut concluiu que uma maior ingestão de bebidas adoçadas na idade adulta e na adolescência, como sucos e refrigerantes, aumenta a prevalência de incidência de câncer colorretal de início precoce.

Continue acompanhando para saber mais e veja como se prevenir.

Leia também: tomar suco ou comer a fruta? veja o que é melhor!

O que é o câncer colorretal de início precoce?

Imagem: eterschreiber.media/iStock

Apesar de parecerem saudáveis, as bebidas adoçadas, como os sucos, podem exercer diversas reações prejudiciais ao nosso organismo. Como aumento da obesidade e incidência do diabetes mellitus tipo 2. No entanto, apesar do maior nível de consumo dessas bebidas entre adolescentes e jovens adultos, a associação entre câncer colorretal de início precoce e essas bebidas nunca tinha sido investigada.

Assim, os pesquisadores da Washington University School of Medicine, nos Estados Unidos, analisaram essa relação, e descobriram que quanto maior o consumo dessas bebidas maiores as chances de incidência de câncer colorretal de início precoce.

Esse tipo de câncer é diagnosticado em pacientes com idade inferior a 50 anos. Pode afetar tanto homens quanto mulheres, e tem aumentado em muitos países de alta renda. Apesar de ser um dos cânceres mais fáceis de prevenir, ainda é um dos 5 tipos mais comuns. Além de ser uma das principais causas de morte por câncer. Confira aqui 12 estratégias de prevenção contra esse tipo de câncer!

Alguns dos sintomas principais do câncer colorretal são:

Qual é a relação entre bebidas adoçadas e câncer colorretal?

Imagem: sergeyryzhov/iStock

Os pesquisadores investigaram, prospectivamente, a associação da ingestão de bebidas adoçadas na idade adulta e na adolescência com o risco de câncer colorretal de início precoce. Participaram do estudo 95.464 mulheres que relataram ingestão de bebidas na idade adulta, usando questionários de frequência alimentar validados a cada 4 anos, de 1991 a 2015.

Além disso, um subconjunto de 41.272 participantes relatou ingestão de bebidas na idade de 13-18 anos utilizando o mesmo questionário de frequência alimentar no ensino médio em 1998.

Do total, os pesquisadores relataram 109 casos de câncer colorretal de início precoce. Assim, em comparação com um consumo de bebidas adoçadas inferior a 1 porção/semana, uma maior ingestão ( ≥ 2 porções/dia) na idade adulta foi associada a um risco 2,2 vezes maior de ocorrência do câncer. Também foi observado um risco 16% maior por porção/dia de aumento.

Além disso, cada incremento de dose/dia de ingestão de bebidas adoçadas aos 13-18 anos de idade foi associado a um risco 32% maior de casos de câncer colorretal.

Por fim, os pesquisadores observaram que a substituição de uma porção de bebidas adoçadas por dia por uma quantidade equivalente de café, leite com gordura reduzida ou leite total, correlacionou-se a uma redução de 17% a 36% do risco desse tipo de câncer.

Vale lembrar que uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, também podem prevenir esse tipo de câncer. E se você não quer abrir mão do refrigerante, opte por versões mais saudáveis — como esta, feita em casa.


Referências: Sugar-sweetened beverage intake in adulthood and adolescence and risk of early-onset colorectal cancer among women