Na hora da sede, muita gente pensa logo em se refrescar com um refrigerante. Porém, a bebida pode representar muitos riscos para a saúde, principalmente para os diabéticos. Mas não se preocupe: é possível fazer um refrigerante caseiro fácil e rápido com poucos ingredientes, e além disso, livre de componentes industrializados!

O refrigerante caseiro é ideal para quem está em uma dieta ou quer apenas uma alternativa saudável e refrescante para um dia quente. Com alguns ingredientes baratos e fáceis de encontrar, você consegue fazer diversos tipos. Separamos duas receitas abaixo para você tentar fazer em casa!

Como preparar um refrigerante caseiro delicioso

A essência do refrigerante caseiro é bem simples: basta utilizar água com gás e alguns ingredientes a seu gosto. Se você quiser preparar com o sabor de limão, apenas misture o suco da fruta com a água gaseificada e pronto! Seu refrigerante pode ser servido. Embora seja bem simples de fazer, é possível complementar com diversos outros ingredientes com um pouco de criatividade.

Veja a receita abaixo para começar a fazer o seu:

Refrigerante caseiro de cenoura

Ingredientes

  • 6 cenouras médias;
  • 2 litros de água;
  • 1 copo de suco de limão;
  • 1 copo de suco de laranja;
  • 6 colheres (sopa) de açúcar;
  • 1 casca de laranja ralada.

Como fazer

Pique as cenouras e bata no liquidificador com 1 litro de água. Coe a mistura quando terminar, e volte a bater no liquidificador com o que restou da água. Acrescente em seguida os sucos de limão e laranja, além das cascas de laranja. Bata tudo novamente no liquidificador. Assim que estiver pronto, insira a água com gás e misture. Sirva em seguida!

 

Aprimorando a receita

A receita abaixo é inspirada em algumas receitas de refreshers e no drink alemão spritzer. A bebida alemã normalmente leva vinho branco, mas nada impede de fazermos uma versão drink não-alcoólica. O segredo para transformá-lo em um refrigerante caseiro é usar água com gás e gelo com a finalidade de criar o efeito borbulhante!

Ingredientes

  • 1 gengibre;
  • Açúcar a gosto;
  • Hortelã a gosto;
  • Água com gás;
  • Cubos de gelo.

Como fazer

Retire a casca do gengibre, corte-o em pedaços e coloque-os em um pote com bastante água e um pouco de açúcar. Deixe na geladeira por dois dias. Feito o “xarope de gengibre caseiro“, encha metade de um copo, adicione cubos de gelo e algumas folhas de hortelã e complete com água com gás. É simplesmente viciante!

Algumas pessoas não gostam do sabor refrescante que a dupla gengibre e hortelã oferecem e preferem fazer uma simples limonada e acrescentar água com gás e gelo. Fica quase um refrigerante de limão! Você também pode misturar chás gelados com limão, água com gás e gelo.

Caso esteja sem esses ingredientes especiais, faça apenas uma água saborizada com pedaços de laranja ou limão (pode ser também abacaxi, kiwi ou tangerina), gelo e água com gás. Coloque em uma jarra grande e sirva. Como resultado, você terá uma ótima opção para o almoço em família!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!