Diabetes: veja cuidados simples para manter sua glicemia equilibrada
Um café da manhã rico em nutrientes pode ajudar você a dizer “não” a lanches pouco saudáveis ao longo do dia
O diabetes cada vez mais comum ocorre quando o nosso organismo produz muito pouco do hormônio insulina para nos permitir usar o açúcar (glicose) presente no sangue. Há dois tipos de diabetes: tipo 1 e tipo 2. Qualquer que seja o tipo, uma alimentação balanceada e a prática de atividade física desempenham um papel-chave na saúde ao longo da vida.
Coma para vencê-la
O número de pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2 – que tende a se desenvolver na idade adulta – já chega a quase 11 milhões no Brasil. Isso corresponde a 90% do total de casos, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. Para prevenir esse tipo – e ajudar a administrá-la se você já tem a doença –, tente as estratégias a seguir:
Tome café da manhã
Começar o dia com o estômago vazio aumenta o risco de obesidade e resistência à insulina. E mais: quem toma café da manhã se sai melhor em dizer não a alimentos gordurosos e com alto teor calórico no decorrer do dia.
Opte pelos integrais
Comer mais fibras pode melhorar o controle da glicose no sangue. Como bônus, vai reduzir o risco de doença cardíaca e ajudá-lo a perder peso, pois proporciona sensação de saciedade. São alimentos ricos em fibras: legumes, verduras, frutas, grãos integrais, castanhas e sementes.
Administre os carboidratos
Pão, massas, batata, arroz e cereais – também ajudam a controlar a taxa de glicose no sangue, portanto inclua-os nas refeições. Prefira alimentos que são absorvidos mais lentamente (têm índice glicêmico mais baixo). As variedades com grãos integrais são as melhores. Equilibre a ingestão de carboidratos com alimentos de outros tipos (laticínios, frutas e peixe).
Corte a gordura
Reduza a gordura escolhendo carnes magras, comendo menos manteiga, queijo e creme de leite, e grelhando, fervendo e cozinhando no vapor.