Fevereiro Roxo: saiba tudo sobre a Fibromialgia

A campanha Fevereiro Roxo pretende conscientizar o maior número de pessoas sobre o diagnóstico precoce da Fibromialgia. Saiba mais sobre essa doença!

Ana Luiza Vasconcelos | 6 de Fevereiro de 2021 às 13:00

ThitareeSarmkasat/iStock -

Cerca de 4% de pessoas no mundo todo sofrem com a Fibromialgia. A cantora Lady Gaga, inclusive, já teve que cancelar sua participação no Rock in Rio, em 2017, devido às dores causadas pela doença.

A fim de criar uma conscientização sobre a gravidade do problema e incentivar o diagnóstico precoce, foi criada a campanha Fevereiro Roxo. Definida como uma doença reumática, a fibromialgia caracteriza-se por dor muscular generalizada e cansaço.

Leia também: Saiba como aliviar os principais tipos de dores musculares

De manhã, a pessoa que sofre da doença frequentemente se sente exausta e com os músculos doloridos ou com pontadas de dor. Contudo, essas dores tendem a melhorar no decorrer do dia.

Os sintomas, por sua vez, podem ser constantes ou sumir durante meses seguidos, para depois voltarem a aparecer.

Fibromialgia (Imagem: AntonioGuillem/iStock)

Sintomas da fibromialgia

Caso os exames de sangue e raios X não mostrem anormalidades, pode ser difícil diagnosticar a fibromialgia. Por isso, para diferenciar essa doença de outras que causam dores semelhantes, os médicos costumam comprimir áreas específicas do corpo.

Fibromialgia (Imagem: Henadzi Pechan/iStock)

Durante esse teste, a pressão é tão dolorosa que a pessoa tende a esquivar-se ou gritar. O diagnóstico de fibromialgia é feito quando o cansaço e a dor muscular persistem por três meses e não são associados a outras causas. A sensibilidade extrema em 11 dos 18 pontos de hipersensibilidade também são fatores determinantes.

Os pontos de hipersensibilidades são: na base do crânio e do pescoço, ombros, costelas, região superior do tórax (próximo às clavículas), cotovelos, joelhos, região lombar e nádegas.

Principais causas da fibromialgia

A causa da fibromialgia é desconhecida. Atualmente, ela é atribuída aos baixos níveis de serotonina; pois antigamente era considerada de fundo psicológico.

A serotonina é uma substância que transmite mensagens pelo cérebro e pelo sistema nervoso. Por isso, a falta dessa substância pode produzir diretamente dor muscular ou, mais provavelmente, interferir no sono, intensificando desse modo a dor.

Há quem sugira que pessoas que sofrem de fibromialgia tenham níveis extremamente altos da substância P. Ela é considerada um transmissor de mensagens de dor do corpo para o cérebro. Portanto, as pessoas que têm a doença podem simplesmente ser anormalmente sensíveis aos estímulos que desencadeiam a dor.

Além disso, gripes muito fortes, lesões físicas como a “lesão do chicote”, debilidade do sistema imunológico ou estresse psicológico duradouros já foram associados à doença. A fibromialgia também parece estar diretamente vinculada à síndrome da fadiga crônica. Inclusive, as duas podem aparecer juntas.

Suplementos que podem ajudar

Todas as pessoas que sofrem de fibromialgia devem tomar magnésio e ácido málico. Além de serem importantes na obtenção de energia, ajudam no relaxamento muscular. O ácido málico potencializa a absorção do magnésio, além de combater o cansaço.

Fonte de vitamina C (Imagem: arsenisspyros/iStock)

Para ajudar a proteger as células musculares de lesões, a vitamina C é indicada; associada ou não a extrato de semente de uva, pois são poderosos antioxidantes. Mas, se você sentir necessidade de maior suporte, acrescente coenzima Q10. Ela ajuda a melhorar os sintomas da síndrome da fadiga crônica, que podem acompanhar a fibromialgia.

E, se você está tendo dificuldades para dormir, tente melatonina ou valeriana. Inclusive, a valeriana também é eficaz no alívio do estresse e da ansiedade.

Ao contrário do que possa parecer, exercícios físicos podem ajudar bastante. Quando combinados a técnicas de controle do estresse, 45 minutos de exercícios, 3 a 5 vezes por semana, aliviam a dor e o cansaço. Porém, se você não está fazendo exercícios suficientes, comece devagar, até atingir sessões de 45 minutos. Um ritmo rápido demais por de ser um tiro pela culatra. 

Outras ações eficientes

Portanto, não deixe de procurar um médico ao identificar um ou mais sintomas apresentados e antes de tomar qualquer suplemento. A orientação médica é sempre o caminho mais eficaz para o tratamento de qualquer doença.