Faça uma busca
|
Publicado em: 20 de abril de 2021

Fralda de pano ou descartável? Veja prós e contras de cada uma!

Descubra qual produto é o ideal para o seu bebê.

Imagem: iStock/dimarik

Você já se perguntou qual é o melhor tipo de fralda para o seu bebê? Apesar de as fraldas descartáveis ainda dominarem o mercado, a preocupação com o meio ambiente e com a proteção do bebê está fazendo muitos pais adotarem o uso da fralda de pano.

Mas não vai pensar que são aqueles panos quadrados, presos com alfinetes. Atualmente, as fraldas de pano são muito mais fáceis de colocar no bebê, tirar e lavar. Elas possuem formatos diferentes, também contam com material impermeável e são encontradas em todos os tamanhos e com diversos tipos de tecido, visando o melhor para o bebê.

Leia também: 5 maneiras fáceis de acabar com a assadura de bebê

As fraldas descartáveis foram criadas nos anos 50, com o objetivo de facilitar a vida das mães, que poderiam evitar todo o trabalho de lavar os panos sujos. Mas, segundo uma pesquisa da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, uma fralda descartável leva, em média, 600 anos para se decompor.

Por isso, as fraldas de pano voltaram a ser usadas pelas famílias que se preocupam com a preservação da natureza e querem passar essa mensagem para os seus filhos. Se você ainda têm dúvidas sobre qual é a melhor fralda para o seu bebê, veja os prós e contras de cada uma abaixo e decida se você irá optar pela fralda de pano ou descartável.

Prós e contras das fraldas descartáveis

Conforme falamos, as fraldas descartáveis ainda são muito procuradas, por serem facilmente encontradas em mercados e farmácias. Além disso, a praticidade na hora de remover a fralda, embrulhar e jogar no lixo também ajuda alguns papais a economizar tempo.

fralda de pano ou descartável
As fraldas descartáveis são mais práticas, porém poluem a natureza (iStock/Polina Strelkova)

As fraldas descartáveis são compostas por uma camada de polietileno e outra camada feita com pasta de papel, água e poliacrilato. Esse material forma um gel com grande capacidade de absorção, o que permite que o bebê não fique molhado.

O problema é que elas estão cada vez mais caras, o que acaba pesando no bolso de algumas famílias. Além disso, existe toda a preocupação com o meio ambiente, considerando que cada fralda demora cerca de 600 anos para se decompor, mas acabam sendo descartadas em aterros sanitários. É totalmente prejudicial à natureza.

Prós e contras das fraldas de pano

O principal ponto que faz os pais mudarem para a fralda de pano é a preocupação com o meio ambiente, já que ao invés de ser descartada, a fralda pode ser lavada diversas vezes. Apesar de ainda dar algum trabalhinho, as novas fraldas de pano já têm o formato de calcinha, são revestidas e possuem botões ou velcros que podem ser ajustados.

fralda de pano ou descartável
Fraldas de pano são mais econômicas e sustentáveis (iStock/Aurora Uribe)

O material principal costuma ser algodão, malha, plush, poliéster e Dry Fit, que secam mais rápido e podem ser lavados na máquina. A fralda de pano também acaba sendo mais econômica, considerando que um bebê de cerca de cinco quilos gasta oito fraldas descartáveis diariamente, mas são necessárias apenas 20 de pano, de tamanho único, desde o nascimento até o desfralde da criança.

Ou seja, a fralda de pano é uma opção econômica, sustentável e confortável para o bebê. Vale a pena considerar essa ideia.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close