Faça uma busca
|
Publicado em: 21 de junho de 2021

Kinesio tape: o que é, para que serve e como usar

A kinesio tape é uma fita adesiva colorida e tem diversas funções. Confira mais detalhes!

Imagem: Milan Krasula/iStock

Em diversas competições, muito provavelmente você já viu atletas utilizando fitas adesivas coloridas em diversas partes do corpo. E você, assim como eu, já se perguntou qual o objetivo delas?

A Kinesio Tape, como são chamadas essas fitas coloridas, são utilizadas para ajudar na recuperação de uma lesão muscular, aliviar dores e preservar os músculos e ligamentos durante treinos e competições. 

Produzidas em plástico, essas fitas não limitam os movimentos e podem ser aplicada em qualquer região do corpo, sempre com o auxílio de um fisioterapeuta ou treinador. 

Quais os benefícios da fita kinesio tape?

Normalmente, as fitas kinesio são utilizadas por atletas durante as competições com o objetivo de evitar lesões ao estabilizar músculos e articulações. Além disso, elas também podem ser usadas por não atletas que sentem dores musculares que atrapalham o dia a dia, desde que a utilização seja indicada por um especialista. 

No geral, a kinesio tape traz diversos benefícios, como: 

  • Melhorar a performance nos treinos;
  • Aliviar a dor muscular;
  • Melhorar a circulação sanguínea no local onde a fita foi aplicada;
  • Diminuir o inchaço causado por alguma lesão;
  • Diminuir o impacto sobre as articulações;
  • Diminuir a tensão nas articulações lesionadas.

O que é a técnica Kinesio Taping?

kinesio tape como utilizar
Muito utilizadas por atletas, a kinesio tape, associada a outros tratamentos, oferece recuperação rápida de lesões. (Imagem: artursfoto/iStock)

Se você já escutou falar da técnica kinesio taping, saiba que ela nada mais é do que o tratamento terapêutico feito através dessas fitas adesivas coloridas, que foram desenvolvidas na década de 1970, pelo quiropraxista Kenso Kase.

A fita kinesio é fabricada em algodão com até 140% de elasticidade e não possui remédios em sua composição, sendo utilizada apenas para causar estimular e estabilizar os músculos e evitar lesões. 

A fita adesiva é resistente à água e funciona da seguinte maneira: no local onde foi aplicada, ela é capaz de criar um espaço entre o músculo e a derme (pele), melhorando a circulação sanguínea e a passagem de líquidos que podem estar acumulados no local da lesão, piorando os sintomas. Por isso, ela é muito utilizada por atletas.  

Leia também: Como a fisioterapia pode ajudar na sua recuperação

Para que a técnica funcione da maneira correta e seja possível extrair todos os seus benefícios, as fitas devem ser aplicadas por profissionais especializados e utilizadas associadas a outros tipos de tratamento, pois elas são capazes de acelerar o processo de cura do corpo. 

Além disso, para a cultura oriental as cores das fitas têm diversos significados e conseguem gerar uma sensação de conforto e segurança, dando maior estabilidade e equilíbrio emocional para os competidores.

Como utilizar a kinesio tape?

Antes de aplicar a fita no local lesionado, é importante limpá-lo, deixando a pele seca e sem oleosidade. Para isso, é indicado fazer uso de álcool. E, dependendo de onde a fita será aplicada, é indicado fazer uma raspagem dos pelos. A fita costuma durar na pele de 48h a 72h após a aplicação, a depender do local, do tecido da pele e da rotina do paciente. 

A kinesio tape vem em diversos formatos, e eles são indicados para diferentes regiões do corpo, como:

  • Corte “Y”: tem o objetivo de estimular áreas maiores;
  • Corte “Leque”: auxilia na drenagem de edemas e hematomas;
  • Corte “X”: estabiliza as articulações e ajuda na reorganização postural. 

Esses são apenas alguns exemplos de formatos da fita kinesio e para o melhor resultado é importante consultar um especialista para fazer sua utilização da maneira correta. 

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados